quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Homilia - Santa Maria Mãe de Deus


“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). Pintada como rainha em quadros, adornada de coroas em suas multiformes imagens, estava ela, antes de qualquer reconhecimento público da história, como a mãe de um filho de futuro desconhecido. Estava lá ela, desafiada a ensinar as primeiras palavras Àquele que seria o proclamador inaudito da Palavra, pois é Ele mesmo é a Palavra.

Ela é proclamada como Mãe de Deus, porque Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Ou seja, ela é mãe na terra, antes de ser mãe no Céu. É preciso reconhecer como Maria conduziu o seu percurso em sua vida concreta, vivendo todas as alegrias e dificuldades de uma mãe, como qualquer outra.

A mãe do Cristo é a nossa mãe. Ela é a nossa intercessora para que este ano seja repleto das bênçãos de Deus: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a sua paz!” (Nm 6,26).
No dia internacional de oração pela paz, convém recordar as palavras do Papa João XXIII: “A ordem que há de vigorar na sociedade humana é de natureza espiritual. Com efeito, é uma ordem que se funda na verdade, que se realizará segundo a justiça, que se animará e se consumará no amor, que se recomporá sempre na liberdade, mas sempre também em novo equilíbrio cada vez mais humano” (Pacem in Terris 37). O Papa Francisco afirma que o caminho para a paz é a fraternidade: “Na realidade, a fraternidade é uma dimensão essencial do homem, sendo ele um ser relacional. A consciência viva desta dimensão relacional leva-nos a ver e tratar cada pessoa como uma verdadeira irmã e um verdadeiro irmão; sem tal consciência, torna-se impossível a construção duma sociedade justa, duma paz firme e duradoura”.

Mãe de Deus e nossa Mãe, Rainha da paz, rogai por nós!

Pe. Roberto Nentwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS