quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

GUINÉ BISSAU - CNBB DÁ CONTINUIDADE A PROJETO DE FORMAÇÂO


Nossa Comissão de Animação Bíblico-Catequética tem colaborado com essa missão porque tem tudo a ver com a catequese sempre mais evangelizadora (missionária) que estamos propondo. Vejamos o relato de Pe. Guido que nos representou neste mês de janeiro:
Os bispos dos países de língua portuguesa, há diversos anos, tem encontros periódicos para troca de idéias e experiências pastorais. Num destes encontros foi levantada a pergunta sobre o que se poderia fazer de concreto pelas dioceses de Bissau e Bafatá na Guiné Bissau. Estas haviam criado um seminário inter-diocesano para cursos de filosofia e teologia em vista da formação de clero autóctone. Na oportunidade A CNBB se comprometeu com um programa de ajuda com professores na área de filosofia e teologia.
No decorrer desse s últimos anos já atuaram neste projeto em torno de dez professores(as) do Brasil. No mês de janeiro/2013, quem veio pelo projeto para lecionar na área de Bíblia foi Padre Décio Walker, colega de diocese mas atualmente a serviço da CNBB como assessor da Comissão de Animação Bíblico-Catequética.
Aqui na Guiné, além das aulas, a gente atua também nas mais diversas paróquias a serviço da formação principalmente da pastoral do dízimo e liturgia, nos finais de semana. É admirável a atenção dos participantes, assim também como nas salas de aula. Sente-se grande diferença entre a atuação pastoral nas paróquias daqui em relação às atividades pastorais no Brasil. Aqui o povo não tem pressa para nada, já se reúnem para as celebrações muito antes e permanecem depois para conversas e estar juntos. As celebrações são muito animadas e quanto mais longas melhor.
Fazer parte de uma missão como esta é uma experiência expressiva e definitiva em ordem a toda uma visão de Igreja e respectivas atividades pastorais que para mim permanecem pela frente na diocese de Santo Ângelo/RS na qual me cabe exercer o ministério presbiteral.
Sem mais!
Pe. Guido Boufleur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS