sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bíblia e inculturação foi tema do Encontrão do Regional Noroeste de Catequese

Encontrão Regional Noroeste de catequese aconteceu nos dias 06 a 08 de setembro, na Arquidiocese de Porto Velho, estado de Rondônia e contou com participação das Dioceses de Cruzeiro do Sul, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Humaitá, Rio Branco e Prelazia de Lábrea. O tema foi assessorado pelo Pe. Décio José Walker, assessor da CNBB pela Comissão Pastoral Bíblico – Catequética.
Pe. Décio destacou a importância do tema escolhido para o Encontro. “Bíblia e inculturação é um tema propicio por estarmos celebrando, em 2013, 30 anos de Catequese Renovada. A catequese é a base da comunidade, pois forma discípulos e missionários”.
O assessor reforçou o conceito de inculturação nos dias de hoje, e explicou que este processo somente ocorrerá, verdadeiramente, quando o povo entender a Palavra de Deus de acordo com a sua realidade cultural. “O papel do catequista é compreender a mensagem de um determinado tempo e trazê-la para os tempos atuais. Devemos aprender com a prática catequética de Jesus, que acolhe a pessoa humana e por isso resgata a vida, a fé e a esperança de todos”.
Pe. Décio dá como exemplo o texto da Samaritana e aponta como Jesus fez um longo processo de inculturação até que percebesse por ela mesma que Ele é o Messias. Segundo o assessor, Jesus se fez pequeno e necessitado para se aproximar da mulher Samaritana. É Dele a iniciativa de diálogo. “Jesus ao falar da Água viva fala em metáforas e a mulher entende no sentido real e se alegra por não ter que voltar ao poço”.
O encontro encerrou no Domingo, dia 08, com a celebração Eucarística, presidida pelo próprio Pe. Décio e concelebrada pelos padres Vicente, Alfredo  e Jaime.
Texto elaborado com a colaboração de Renata Garcia (Pascom da Diocese de Ji-Paraná)
Att, 
Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
 
REGIONAL NOROESTE - CNBB 
Lábrea, Humaitá, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Porto Velho
Av. Pinheiro Machado, 1200 – CP nº 104 CEP 76801 - 128 
Porto Velho – RO - Tel. (69) 3229-6125 / 3229-6714

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS