quarta-feira, 17 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude

Numa vida frenética, agitada e de muitas preocupações, as pessoas necessitam de momentos de recolhimento e de atenções voltadas para objetivos concretos. Isto reflete as atitudes de Marta e Maria, quando Jesus as visita em sua casa (Lc 10, 38-42). A melhor parte ficou com Maria, que deu atenção às palavras do Mestre. É desafiante hoje tirar tempo para ouvir, sabendo fazer silêncio.
O frenetismo é próprio da juventude. Marta e Maria certamente eram também jovens. No jovem está concentrada a força de vida, a esperança de um mundo melhor e mais comprometido com a dignidade do ser humano. Mas essas forças precisam ser canalizadas para o bem e a realização humana das pessoas.

Neste ano as atenções da Igreja se voltam para a juventude. A Campanha da Fraternidade deu destaque para o tema: “Fraternidade e Juventude”, acreditando na força missionária do jovem. Agora realiza mais uma Jornada Mundial da Juventude, tendo como intenção concreta, despertar em cada jovem seu compromisso com as realidades da cultura moderna.
A cidade do Rio de Janeiro está sendo o palco principal. A expectativa é de que milhares de jovens do Brasil, e do mundo todo, ali se encontrem, na data de 22 a 28 deste mês, num mega evento de confraternização. Devem ser dias marcados por muitos acontecimentos formativos, culturais e de muita oração.

Contamos com a presença do papa Francisco realizando o encontro da Igreja consigo mesma e com o mundo, num processo de provocar, nos jovens e em todos os participantes, o encontro com Jesus Cristo e a motivação missionária. Toda movimentação da semana vem sendo preparada, com muito carinho, por uma multidão de pessoas, principalmente jovens.
A JMJ Rio 2013 não pode ser apenas um acontecimento a mais na caminhada da Igreja, mas a descoberta do Mistério Pascal presente e encontrado na Pessoa de Jesus Cristo. Portanto, é o encontro do jovem com outros jovens e com Deus. Só assim teremos uma juventude feliz, responsável e construtora de uma vida marcada pela esperança.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS