segunda-feira, 22 de abril de 2013

E Ele continua soprando... QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA!



Essa postagem não traz nada de novo, aliás, o Espírito Santo, não nos sopra novas orientações, ele insiste num mesmo caminho para FORMAR nossos cristãos.. Reflitamos sobre esses três parágrafos, datadas em tempos diferentes. Conforme Jesus falava aos seus e a nós também: QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA. (Imaculada Cintra- Catequista)


1965... AD GENTES nº 14: “Aqueles que receberam de Deus por meio da Igreja a fé em Cristo , sejam admitidos ao catecumenato, mediante a celebração de cerimônias litúrgicas; o catecumenato não é mera exposição de dogmas e preceitos, mas uma formação e uma aprendizagem de toda a vida cristã; prolongada de modo conveniente, por cujo meio os discípulos se unem com Cristo, seu mestre. 
Por conseguinte, sejam os catecúmenos convenientemente iniciados no mistério da salvação, na prática dos costumes evangélicos, e com ritos sagrados, a celebrar em tempo sucessivos, sejam introduzidos na vida da fé, da liturgia e da caridade do Povo de Deus.
Em seguida, libertos do poder das trevas pelos sacramentos da iniciação cristã , mortos com Cristo e com Ele sepultados e ressuscitados recebem o Espírito de adoção de filhos e celebram com todo o Povo de Deus o memorial da morte e ressurreição do Senhor.” 

2007... DA n° 293: "A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na vida cristã os adultos batizados e não suficientemente evangelizados; educar na fé as crianças batizadas em processo que as levem a completar sua iniciação cristã; iniciar os não batizados que, havendo escutado o querigma, querem abraçar a fé. Nessa tarefa, o estudo e assimilação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos é referência necessária e apoio seguro." 

2013... 51ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida...
Um dos desafios citados:
8) Não se descuide da transmissão da fé (católica), a partir de um processo contínuo de iniciação cristã (catecumenato) e formação catequética e doutrinal em todos os âmbitos e para todas as idades. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS