quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Diocese de Patos realizará o I Congresso Diocesano de Catequese

Igreja – Casa da Iniciação a Vida cristã


Tendo em vista, que a catequese deve ser um processo permanente de educação da fé com o intuito de formar discípulos/missionários iremos realizar o I CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE que acontecerá nos dias 09 a 11 de novembro no salão paroquial de Santo Antônio – Patos.  Teremos como assessor o Pe. Elison (coordenador de catequese do Regional NE 02) da Arquidiocese de Maceió  que  nos ajudará a refletir sobre o tema: IGREJA, CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. 

A catequese, como elemento importante da iniciação à vida cristã, implica um longo processo vital de introdução dos cristãos ainda não plenamente iniciados, seja qual for a sua idade, nos diversos aspectos essenciais da fé cristã. Trata, de forma sistemática, de um todo elementar e coerente, que forneça base sólida para a caminhada “rumo à maturidade em Cristo” (cf. Ef 4,13), com as seguintes dimensões, interligadas entre si: a) descoberta de si mesmo (dimensão antropológica ou tornar-se pessoa na ótica da fé);  b) experiência de Deus (dimensão afetivo-interpretativa); c) anúncio e adesão a Jesus Cristo (dimensão cristológica); d) vida no Espírito (dimensão pneumatológica);  e) celebração litúrgica e oração (dimensão celebrativa); f) participação na comunidade (dimensão comunitário-participativa);  g) interação fé e vida, e serviço fraterno, de acordo com os valores do Reino (dimensão sociotransformadora e inculturada); h) a formulação da fé (dimensão intelectual ou doutrinal); i) o diálogo com outros caminhos e tradições espirituais (dimensão ecumênica e de diálogo inter-religioso); j) o relacionamento de cuidado com o cosmo (dimensão ecológica ou cósmica).

Motivados pelo ANO DA FÉ e contemplando a realidade que nos cerca queremos ajudar a responder aos desafios do nosso tempo proporcionando aos catequistas, animadores de comunidades este espaço de integração, reflexão e oração. No domingo dia 11 às 9hs teremos a celebração eucarística de abertura do ANO DA FÉ para todos catequistas da diocese na catedral de Nossa Senhora Da Guia disse Pe Alixandre, Coordenador Diocesano da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Patos PB.

Pe. Alixandre Soares de Carvalho
Coordenador da Comissão Diocesana para a Animação 
Bíblico-Catequética - Diocese de Patos

4 comentários:

  1. Parabéns padre Alexandre pelo zelo e amor à catequese. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns padre Alexandre pelo zelo e amor à catequese. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Padre Alixandre que este congresso faça arder o nosso coração por Jesus Cristo. Sucesso

    ResponderExcluir
  4. entao....
    tudo bem com voce
    so passei pra te lembrar que
    ha muito tempo nao visita meu blog
    crisma2012matao.blogspot.com.br
    muita coisa aconteceu desde entao,
    te aguardo.. rsrsrs.
    Deus abençoe voce

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS