sábado, 6 de outubro de 2012

Pe Lima já está em Roma


Durante o Sínodo dos Bispos que acontecerá em Roma o blog Catequese e Bíblia com  a ajuda do Pe Lima estará publicando algumas crônicas deste acontecimento.

Já estamos com informações direto de Roma! 

Pe. Lima se encontra no Vaticano para  participar do Sínodo dos Bispos e diz aos leitores do Catequese e Bíblia que enviará de Roma, não só propriamente artigos... mas uma espécie de crônica do que irá acontecendo... também não haverá regularidade... pode ser que num dia mande duas crönicas e durante três dias mais nada... O estilo será mais ou menos como isso agora que se segue:

Depois de passar por Lisboa, Turim, Trento e Universitá Salesiana di Roma, estou já no Vaticano, hospedado bem pertinho da Praça São Pedro, na casa das religiosas de Maria SS. Bambina (menina), lugar muito bom. Está fazendo um calorzinho gostoso e céu lindíssimo... No terraço dessa casa se vê explendidamente a Praça São Pedro e bem em frente, a janelinha do Papa... e tudo a cem metros da Sala Paulo VI, em cujo 2o. e 3o. andar se realizam as sessóes do Sínodo... lugar melhor não poderia haver.

Está chegando muita gente de todo lugar, e a expectativa sobre a realização do sínodo é muito grande...Esperamos que essa grande assembléia, que é a maior que há na Igreja depois dos Concílios Ecumênicos, traga uma renovação no ardor missionário e evangelizador da Igreja.

Hoje, sábado, já almocei com um bispo da Oceania, um do Togo, outro do Burundi (África) e um leigo, do México, que é nada mais nada menos do que o fundador de um dos grandes movimentos de evangelização na América Latina. E já no primeiro almoço discutimos os grandes temas do Sínodo... Há pessoas de todo o mundo católico, predominando, naturalmente, os da Europa... pois aqui é que está o grande desafio da Igreja, pois esses paises de antiga cristandade estão cada vez mais num processo acelerado de descristianização... muito mais sério do que nós na América Latina...

Já me inscrevi e recebi as credenciais e algumas orientações para o trabalho, que pelo jeito, será grande: nós, secretários, teremos que estar atentos a todos os discursos e fazer sínteses para a Secretaria Geral... e dessas sínteses é que sairão os projetos de Proposições que serão votadas ao final e entregues ao Papa... Nosso trabalho se prolongará além do tempo normal dos trabalhos regulares, pela noite adentro... e também naquele momento sagrado após o almoço... imagine! Mas, a disposição é grande, e se Deus quiser, tudo sairá bem. Reze, pois tudo isso é obra de Deus e não dos homens!

Bom, fico por aqui, confiando na oração de todos. Um grande abraço, 

Roma, 06 de Outubro de 2012.
Pe. Luiz Alves de Lima, sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS