sábado, 6 de outubro de 2012

Pe. Lima é nomeado oficialmente como especialista para o Sínodo dos Bispos


No sábado, 22 de setembro, o site da Santa Sé publicou, na sessão Renúncias e Nomeações, o nome dos especialistas e auditores nomeados para a participação na XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no Vaticano entre os dias 7 e 28 de outubro de 2012, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. 

A nomeação foi realizada pelo Secretário Geral do Sínodo dos Bispos com a autorização do Sumo Pontífice. Entre os especialistas está o Pe. Luiz Alves de Lima, SDB, escolhido para representar a América Latina na área da catequese e da iniciação cristã.  

Além do Pe. Lima, os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora estarão representados no Sínodo dos Bispos também, por Pe. Cleto Pavanetto e Ir. Henrica Rosanna, ambos da Itália, na qualidade de auditores, e pela Madre-Geral das FMA, Ir. Yvonne Reungoat, da França. (Fonte boletim Salesiano)

Os participantes do Brasil são: cardeal dom Odilo Scherer, dom Geraldo Lyrio, dom Sergio da Rocha, dom Leonardo Steiner eleitos pela assembleia da CNBB e dom Benedito Beni dos Santos, nomeado pelo Papa. E é com muita felicidade que recebemos a notícia que teremos a participação do Pe Lima na qualidade de consultor ou perito.

Estava eu retornando de  8 cursos que dei seguidamente nessas "férias" de julho ( Curitiba. Sorocaba, Belém, Altamira, em plena selva amazônica, Montevidéu, Salto [interior do Uruguay: 2 cursos] e finalmente Goiás), quando recebi com muita surpresa minha nomeação como membro do Sínodo dos Bispos de 2012.

Foi através de comunicação telefônica da Nunciatura Apostólica (pois foi nomeação veio de Roma) que recebi, essa nova missão. É uma honra enorme... mas também imensa responsabilidade: representar a América Latina no tema catequese... O tema do Sínodo ("A nova evangelização para a transmissão da fé") toca em cheio a catequese, particularmente em sua dimensão de "iniciação cristã". Acho que foi por causa disso que fui nomeado... não?

Na qualidade de consultor ou perito, estarei muito empenhado na redação de textos, sintetizando discursos e intervenções, preparando a Síntese que é feita ao final da primeira parte do Sínodo (as duas primeiras semanas em que os padres sinodais reagem ao Instrumento de Trabalho já publicado) e depois, as célebres PROPOSIÇÕES que são o fruto maior dessa grande assembléia. Serão 4 semanas intensas de trabalho no próprio Vaticano (01 a 28 de Outubro).

Disse Pe Lima ao blog Catequese e Bíblia.

5 comentários:


  1. Pe Lima, em primeiro lugar, Deus seja louvado por sua nomeação, que com certeza é o reconhecimento por tudo que o sr tem feito por nossa catequese. Esse sínodo:"A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", nos trará boas notícias. Como catequista, atuante e amante da catequese, aguardo ansiosa por suas crônicas. Que o mesmo Espírito que soprou o tema a ser trabalhado nesse sínodo,que o levou até Roma, o conduza, dê discernimento, força nesse árduo trabalho... Bom trabalho à todos! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima Imaculada Cintra,
      Muito obrigado pelas palavras de amizade e carinho. Estou em Roma já entrando no quarto dia de trabalhos... aos poucos a coisa avança.... Tudo de bom e um grande abraço - Pe. Lima - 10-10-12

      Excluir
  2. PE. Lima, ficamos bastante contente com sua nomeação. Louvado seja Deus pelo dom de sua vida e dedicação à catequese e evangelização. Bom trabalho!
    Padres e Irmãos Camilianos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimos Camilianos,
      Muito obrigado pelas palavras de amizade e carinho. Estou em Roma já entrando no quarto dia de trabalhos... aos poucos a coisa avança.... Tudo de bom e um grande abraço - Pe. Lima - 10-10-12

      Excluir
  3. Que bom Pe. Lima! Parabéns e que Deus o cubra de fortuna neste tempo da história. Abraços e orações, Diácono Zenon dos Ajos - Chapada dos Guimarães/MT.
    zenonanjos@mec.gov.br

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS