quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ambientação encontro sobre a Bíblia!



A ambientação num encontro é o primeiro impacto. Não estou aqui dando um encontro pronto sobre a Bíblia, pois isso é impossível, mesmo porque cada encontro é desenvolvido de  maneira única. Sendo assim, mesmo tendo em mãos um modelo, um esqueleto de encontro, nunca conseguiremos fazer igual. Porque se tem alguém que não é 'copião' é o Espírito Santo, Ele é sempre criativo. Por isso partilho algumas dicas sem sentimento de culpa de estar dando encontros prontos.

Só Deus cria do nada,  nós, quase sempre copiamos e damos nosso toque. Tem já algum tempo, recebi da Rosângela Tamaoki, de Londrina, esse coração com a Bíblia. Gostei, confeccionei o meu e nesse ano, dei um ar primaveril, colocando as flores de crepon, que já ensinei fazer aqui no blog. Se não viu, CLIQUE AQUI,  e veja meu tutorial( pra lá de ruim.)

Fiz as Bíblias com as caretinhas (que já são conhecidas aqui na blogosfera), para que refletissem qual Bíblia eles tem em casa. 
E olha, eles souberam definir, foram sinceros... A Bíblia que mais tem é a Bíblia suja e a desanima e esquecida (srrsrs).
Queriam levar as Bíblias pra casa. Fiz só pra expor, pois fazer 16 jogos, daria muito trabalho. Mas, to aqui pensando, podemos imprimir. Vou tentar!

Usei o papel camurça. Pra se ter uma idéia de tamanho, com uma folha fiz 04 Bíblias. Usei cartolina branca e colei camurça só na parte da frente! Dentro da Bíblia, de um lado, coloquei alguns ensinamentos básicos, tirado do Material de Dom Orani JoãoTempesta, conforme link abaixo:


Do outro lado, os dizeres de cada caretinha (Bíblia), por exemplo:

1ª Bíblia Triste : Sou a Bíblia triste, meu dono até que me lê, mas não interpreta corretamente minhas Palavras e não pratica meus ensinamentos.

2ª Bíblia Rasgada: Sou a Bíblia rasgada, dentro de mim estão escritas palavras doce como o mel, mas meu dono muito desligado, me deixa em qualquer lugar e nas mãos de quem não tem cuidado!

3ª Bíblia Suja:  sou a Bíblia Suja, sou colocada na estante como objeto de decoração. Fico lá no mesmo lugar, sempre aberta na mesma página, no mesmo salmo, pegando poeira. Ninguém me tira dali para ler e meditar  meu conteúdo! 

4ª Bíblia desanimada e esquecida: Sou a Bíblia esquecida e desanimada. Meu dono não me usa, não me leva para o grupo de oração, para os encontros de catequese... Às vezes até me leva, mas depois não me procura mais. Fico lá no canto até a próxima semana. Se esquece que sou a fonte inspiradora, luz que ilumina, Palavra que conforta, Pão que alimenta!

5ª Bíblia Feliz: sou a Bíblia Feliz, sirvo sempre que sou desejada. Meu dono me carrega com orgulho, Me lê, acredita em minhas Palavras, pois sabe que sou para os cristãos a espada.

Minha intenção com esse encontro foi de conscientizar da importância  da Palavra de Deus na vida deles, na família, no lar e levá-los a perceber qual Bíblia eles tem em casa. E eles perceberam. Achei interessante que quando cheguei na Bíblia desanimada, um catequizando gritou: "Imaculada, é essa minha Bíblia, é essa!"  

Quando chegou a vez da Bíblia Feliz, fizeram um resumo, usando aquilo que foi comentado em todas as outras, inclusive dizendo que a Bíblia Feliz é quando a interpretamos corretamente. Em se tratando de crianças de 10 , 11 anos, fiquei muito feliz.

Ia me esquecendo, iniciamos cantando o tão conhecido refrão: "A Bíblia é a Palavra de Deus, semeada no meio do povo, que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver um mundo novo!" Enquanto cantávamos, ia se passando a Bíblia de mão em mão, até que chegasse ao coração. Lemos o Salmo 119 : "É eterna , Senhor, a tua palavra. Quero ouvir os teus preceitos. Nunca mais quero esquecê-los. Tua Palavra é uma luz que ilumina o meu caminho. Sou pequeno, mas não quero esquecer teus mandamentos. Sinto-me feliz ao ouvir tua Palavra. É um imenso tesouro para mim."
O coração, pra mostrar que a Bíblia não um livro comum, é um livro sagrado e suas Palavras tem que estar dentro do nosso coração e nos transformar numa pessoa melhor. Caso contrário será apenas um objeto de decoração, até mesmo um amuleto.


Outra dica, como  ainda não temos ambão em nossas salas de catequese, coloquei uma cadeira em cima da mesa. Esse é meu ambão. O importante, é que eles observam tudo e sabem que  isso é pra se dar destaque à Palavra de Deus.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS