segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Regional Leste 2: Diocese de Januária em Minas Gerais realizou Formação Diocesana para Catequistas

Nos dias 10 e 11 de agosto de 2012, a Diocese de Januária- MG promoveu uma formação para Catequistas da Diocese de Januária, além da presença destes a mesma contou com a participação do Bispo Diocesano de Januária Dom José Moreira da Silva, bem como Seminaristas, Padres e Religiosas.

A formação para Catequistas/Catequese foi assessorada pelo Pe. Décio Assessor da Comissão que atualmente está desenvolvendo trabalho catequético juntamente a CNBB. Padre Décio utilizou como metodologia para a formação na Diocese de Januária o Doc. 97 da CNBB que é: DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA.  O grau de satisfação das pessoas que da formação participaram é geral, perceberam que a Catequese precisa superar desafios, utilizando como método para sanar tal, um verdadeiro conhecimento da Palavra, sobre tudo, a meditação da mesma. Um dos grandes momentos vivenciados fora os grupos de reflexão onde os Catequistas perceberam que a Catequese precisa de uma mudança, mudança que não vai acabar com essência da iniciação Cristã, mas uma mudança para uma Catequese mais missionária que ultrapasse os limites que se apresentam e que desafiam o ser Missionário no corpo ministerial da Igreja.

Um dos belos momentos também vivenciado fora a Dinâmica da Cruz ministrada pelo Sec. Da Cúria Diocesana Sílvio de Jesus, onde os Catequistas perceberam que ao chegar em suas respectivas Paróquias/Comunidades terão uma cruz a ser carregada pois toda mudança gera desgaste, mas que esta mesma cruz que a princípio será pesada será a mesma que apresentará o caminho ao qual percorrer, ou seja, a cruz que todos iremos enfrentar em um processo de mudança sempre para o melhor será sempre pesada, mas quando unimos forças, quando assumimos com ardor missionário a missão a qual a cada um de nós fora confiada a cruz fica leve, já não vejo a cruz como sinal de peso, de impedimento, mas sim de um caminho a ser percorrido que é ir ao encontro pessoal com o  próprio Cristo Jesus. Os Catequistas saíram da formação impulsionados e motivados, com o desejo de colocar em prática o que fora aprendido e dar uma nova face para a Catequese desta Igreja Particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS