quinta-feira, 16 de agosto de 2012

COORDENAR A PARTIR DO MINISTÉRIO - III

“Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um
coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pd 4,10).

A catequese nos últimos anos deu passos significativos. Em toda parte percebe-se um fervilhar de novas experiências e métodos mais adequados que nos orientam na caminhada. Este processo de renovação depara-se com alguns desafios: a catequese não pode ser baseada na boa vontade, na improvisação. Disso decorre a necessidade de pensar, organizar e atualizar a catequese, buscar novos rumos, animar os catequistas, criar um clima de trabalho mais humano-afetivo.  Surge assim a missão do coordenador, do assessor do qual dependem, em grande parte, a dinâmica e a renovação da catequese numa comunidade.

 “A atividade pastoral não pode processar-se às cegas. O apóstolo não corre em busca do incerto, nem golpeia no ar” (Papa Paulo VI).

 Coordenação vem da palavra “co-ordinatione” que significa:  dispor certa ordem ou método, organizar o conjunto, pôr em ordem o desconjunto.  É uma “cooperação”, uma ação de “co-responsabilidade entre os iguais”. A coordenação promove a união de esforços, de objetivos comuns e de atividades comunitárias, evitando o paralelismo, o isolamento na ação catequética. A coordenação tem por finalidade criar relações, facilitar a participação, desenvolver a sociabilidade, levar à cooperação, comprometer na cor-responsabilidade, realizar a interação e tornar eficaz o conjunto da caminhada catequética.

Para essa missão se requer um trabalho de grupo, e não de uma só pessoa.
 A catequese renova-se mais rapidamente quando uma comunidade investe na equipe de coordenação e esta assume sua missão articuladora, animadora da catequese.

Pe. Eduardo Calandro
Pe. Jordélio Siles Ledo, css


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS