quinta-feira, 26 de julho de 2012

Regional Leste 1 realizou o seu 20º Encontro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética



O 20º Encontro da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 1, que aconteceu entre os dias 13 à 15 de julho de 2012, com o tema: Reflexão Catequética do Vaticano II aos nossos dias e o lema: ‘Jesus chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois’ (Mc 6, 7), aconteceu na Betânia Casa de Encontros e Orações, em Vassouras –RJ, contou com a presença do bispo referencial da Catequese Regional Dom Elias Mannig e o Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética Nacional Pe. Décio Walker e 70 participantes. Composição do Regional 10 (dez)dioceses: Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda; Diocese de Campos; Diocese de Duque de Caxias; Diocese de Itaguaí; Arquidiocese de Niterói; Diocese de Nova Friburgo; Diocese de Nova Iguaçu; Diocese de Petrópolis; Diocese de Valença; Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Todos os participantes foram acolhidos pela Fatinha, da comissão de círculos bíblicos de Vassouras e Vera Lucy coordenação regional.

O momento de oração na sexta-feira (13/07), diversos documentos da Igreja indicadores do itinerário de catequese de estilo catecumenal e o principal instrumento de trabalho,  a Bíblia, dão inicio ao encontro. Na dinâmica de apresentação das Dioceses, feita pelo Rio de Janeiro, foi apresentado as 5 (cinco) urgências das DGAE 2011-2015. Os vários rostos e as diversas  experiências da catequese trazidas num tijolo compartilhando os trabalhos de comunhão das Dioceses com a Igreja do Brasil: Conquistas, Desafios e Prioridades.

O bispo referencial Dom Elias acolheu com carinho os participantes e ao Pe. Décio assessor da Comissão Episcopal Pastoral da  ABC Nacional. Pe. Décio  que falou da composição da  Comissão Episcopal Pastoral de ABP Nacional, Bispos, assessores, bispos referenciais, coordenadores e coordenadoras regionais, grupo de reflexão catequética, catequetas, biblistas, catequese com deficientes e indígena.

No sábado, ao final da missa, foi lida a carta do Pe. José Antonio, pároco da cidade de Vassouras, dirigida aos participantes do 20º encontro. Pe Décio traz uma reflexão sobre a caminhada dos 50 anos do Concilio Vaticano II, diz do grande empenho com  o trabalho da Iniciação Cristã. 

A   Reflexão Catequética do Vaticano II aos nossos dias, confrontando as experiências catequéticas daquela época com as experiências catequética de nosso dias, através dos documentos conciliares, permitindo uma volta as raízes, de  como se deu nossa  iniciação cristã . Parte da tarde, o trabalho de grupo, ajudou aos catequistas compartilhar suas experiências catequéticas e trazer para plenário, as perspectivas e plano de ação para hoje, atenta aos desafios e as necessidades da evangelização regional, diocesana. No domingo, a luz da Palavra de Deus “Então os doze partiram” (cf Mc 6, 12). A apresentação da organização da catequese de estilo catecumenal  da  Diocese de Valença, pelo Pe. Abimar, nos mostra a possibilidade do trabalho em outras dioceses na formação do catequista. Contribuição de Irmã Lúcia na Escola Catequética Paroquial, Regional,  para formação de formadores no itinerário de inspiração catecumenal enfatizouda redação e formatação da cartilha, em andamento.  Dom Elias apresentou uma síntese do encontro com os  bispos referenciais da catequese que aconteceu em Brasília, enfatizando o doc 97 Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja. Destacou a apresentação dos regionais da Catequese Catecumenal. Assim podemos afirmar que, o  20º encontro regional Leste 1, foi marcado pelo ambiente harmonioso entre participantes e despojamento do Bispo Dom Elias. Pela grande contribuição que Pe. Décio trouxe com a reflexão a cerca da catequese de estilo catecumenal nos cinqüenta anos do Concílio Vaticano II. Pelas coordenações: Regional e Diocesanas, pelos  momentos de orações, pela acolhida de  Irmã Bertila na Casa de Oração. Pelas descobertas e encaminhamentos  para nossa missão evangelizadora. Assim diz Vera Lucy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS