sexta-feira, 13 de julho de 2012

10 anos de ordenação episcopal de dom Jacinto

Dom Jacinto Bergmann, presidente da Comisssão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da CNBB celebra o d~ecimo ano do seu episcopado. A Arquidiocese de Pelotas (RS) está em clima de festa e se prepara para  essa celebração. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 14 de julho, na Catedral São Francisco de Paula, pelas mãos de Dom Jayme Henrique Chemello.
Para comemorar essa data, a arquidiocese está preparando uma celebração eucarística de Ação de Graças para esta sexta-feira, 13 de julho, a partir das 18h30min. Após a cerimônia haverá um momento de confraternização na frente da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula (havendo tempo bom) ou nas dependências da catedral (havendo tempo ruim). Por ocasião da data, dom Jacinto declarou que ao longo desses dez anos de trabalho episcopal procurou viver o lema que assumiu ao ser ordenado bispo: "In Nomine Trinitatis" ("Em nome da Trindade"). Para o arcebispo, cada dia dessa experiência foi possível perceber que a missão episcopal praticamente se resume na construção da unidade à luz da Trindade. "Por isso, a convicção que possuo hoje é total: fazer juntos é divino! Louvo a Deus pelos 10 Anos de Ordenação Episcopal. Agradeço a todos que me ajudaram a viver o In Nomine Trinitatis. Renovo novamente o meu Eis-me aqui, Senhor!".
(lema presbiteral) para ser um simples operário da vinha do Senhor".

EpiscopadoFoi ordenado bispo na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, por Dom Jayme Henrique Chemello, no dia 14 de julho de 2002. No dia 15 de junho de 2004, o Papa João Paulo II, nomeia, Dom Jacinto como bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. De 2002 a 2004 foi o bispo responsável pelas Comunicações Sociais do regional Sul 3 da CNBB. Desde 2004 foi o coordenador da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética e Missionária do regional Sul-4 da CNBB. Em âmbito nacional, de 2007 até 2011 foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Dom Jacinto Bergmann, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, para bispo da Diocese de Pelotas no dia 1º de julho de 2009, sucedendo a Dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB. Tomou posse da diocese no dia 27 de setembro de 2009. No dia 13 de abril de 2011 o Papa Bento XVI o elevou a dignidade de arcebispo, data da criação da Província Eclesiástica de Pelotas. No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, período a concluir-se em 2015. Dom Jacinto Bergmann, sexto filho de Antônio e Regina Bergmann, nasceu em Alto Feliz, Rio Grande do Sul, no dia 29 de outubro de 1951. Após seus estudos primários em sua terra natal, de 1957 a 1963, ingressou no Seminário Menor São José, da Arquidiocese de Porto Alegre, em Gravataí. Foi ordenado sacerdote no dia 30 de outubro de 1976, na capela Bom Jesus do Carmelo de São Leopoldo.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS