terça-feira, 5 de junho de 2012

Regional Nordeste 3 realiza encontro de formação de coordenadores diocesanos



Nos dias 18, 19 e 20 de Maio coordenadores diocesanos de Catequese do Regional NE3 se reuniram no Centro Arquidiocesano do Papagaio em Feira de Santana-Ba para seu encontro anual. 

Foi apresentado durante o encontro a nova divisão do Regional Nordeste 3. Antes era divididos em 7sub-regionais, agora são divididos em 6 Regiões Pastorais. A divisão agora é assim:
Região Pastoral “01”: Alagoinhas , Amargosa, Camaçari  e Salvador;
Região Pastoral “02”:  Aracaju , Estância e Propriá;
Região Pastoral “03”: Feira de Santana, Irecê , Juazeiro, Paulo Afonso, Ruy Barbosa , Senhor do Bonfim e Serrinha;
Região Pastoral “04”: Caitité , Jequié , Livramento de N. Senhora e Vitória da Conquista;
Região Pastoral “05”: Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Barra;
Região Pastoral “06”: Eunápolis , Ilhéus , Itabuna e Teixeira de Freitas.

Durante a apresentação da programação desses 3 dias de encontro a coordenadora do Regional Nordeste 3 para a Animação Bíblico-Catequética Ir Luciene Oliveira fez a partilha do que foi esse ultimo quadriênio. Foi ressaltado que desde 2008 se propõe uma reforma na Catequese de Crisma e sobre a Iniciação Cristã e Catecumenato. Foi dito sobre a Escola Bíblico-Catequética D. Jairo que existe no Regional NE 3 desde 1997 e tem-se colhido grandes frutos.

Dentro das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, o Seminarista Carlos Henrique falou sobre a DGAE 2011-2015 e ressaltou que o Capitulo 1 deve ser o primordial em qualquer estudo.

Foi ressaltado também que deve-se:
·         Toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e seu Reino. Nele, com Ele e a partir d‟Ele mergulhamos no mistério trinitário, construindo nossa vida pessoal e comunitária.

Pe. Janisson Sá apresentou sobre as ressonâncias das DGAE nas dioceses, fazendo um breve histórico dos planos propostos até chegar as atuais diretrizes. O padre lembrou que as diretrizes apresentam um leque, mas que é necessário  ter um foco  e a centralidade está na pessoa de Jesus, como é apresentado em diversos documentos da Igreja.
Após explanar sobre as urgências propostas pelas DGAE 2011-2015,  os representantes das Dioceses e Arquidioceses relataram como estão envolvidas  nesse trabalho de evangelização e formação. Embora muitos já tenham dado os primeiros passos, tantos outros revelaram timidez nas formações no aprofundamento sobre o tema discutido.

Em outro momento Pe. Aderlan fez uma avaliação sobre o material produzido pelo regional (Natal, Quaresma e Mês da Bíblia) que puderam perceber o quanto esse material tem sido utilizado pelos Catequistas que já o reconhecem como apropriado em sua linguagem e exemplos, já que os exemplos de outros regionais nem sempre condizem com a realidade vivenciada aqui.

Sobre Porta Fidei (carta apostólica sob forma de Motu Próprio) do Sumo Pontífice o Papa Bento XVI, o Pe. Aderlan fez uma bela explanação, provocando-nos a vivenciar mais um momento ímpar para a Igreja Católica – O Ano da Fé que terá início  em 11 de Outubro de 2012 (cinquentenário do Concílio Vaticano II e comemoração de 20 anos do Catecismo da Igreja Católica) e terminará em 24 de Novembro de 2013 (Festa de Cristo Rei). Após o estudo do documento, foram sugeridas atividades sobre o tema a nível diocesano, por região e para todo o regional.

Com o lançamento do Blog, acreditamos que essa ferramenta também será responsável por contribuir para a formação sobre o ano da fé ao passo em que pretende-se divulgar os documentos do Concílio e proporcionar aos catequistas motivação e preparo em torno das atividades sugeridas para viver o Ano da Fé.

Ao fazer um balanço da coordenação, Ir. Luciene propôs uma reflexão sobre o papel do coordenador e seus desafios. Nesse interim, as regiões reuniram-se para reverem seus coordenadores e revitalizar algumas coordenações. Até o presente momento as coordenações estão dispostas assim:

V     Região 1: Edcarlos (Amargosa)
V     Região 2: Teresa e Ir. Sandra (Aracaju)
V  Região 3: Ir. Iria (Feira de Santana), Carminha e Pe. Ronnes
V     Região 4: Pe. Frenilson
V     Região 5: Ir. Erenita
V     Região 6: Pe. Wellington

Em seguida, Joelma e Carlos Henrique apresentaram os desafios da Escola Bíblico-Catequética Dom Jairo. Esse ano, além de dar continuidade à formação da 4ª turma, a escola realizará o primeiro retiro para formados que terá como organizadores Pe. Vanildo de Paiva e Marlene Maria Silva.
Ficou também definido que, em 2013 os coordenadores diocesanos na companhia de mais 4 catequistas ( por diocese) participarão de um Seminário de Estudo sobre os documentos do Concílio Vaticano II nos dias 16 à 19 de maio. Foi sugerida a presença do Pe. Decio como assessor. 

Diante de tantas ideias e propostas, nos resta trabalhar e seguir firme rumo a uma evangelização cada vez mais centrada na pessoa de Jesus!


Fonte: http://catequesenordeste3.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS