quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lançado o “Instrumento de Trabalho” para o Sínodo dos Bispos


Na manhã do dia 19 de junho, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi apresentado o “Instrumento de Trabalho” da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que será realizada no próximo mês de outubro e vai tratar do tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.


Como o próprio nome já diz, esse texto é importante por que é a partir dele que os Bispos que participarão do Sínodo vão orientar suas reflexões e trabalhos em vista de uma nova evangelização a ser realizada pela Igreja nos dias de hoje. Antes dele já tinha sido publicado um outro texto preparatório do Sínodo conhecido pelo nome “Lineamenta”. Nele foi elaborada uma primeira reflexão sobre o tema da nova evangelização e toda a Igreja tinha sido convidada a dar suas contribuições em vista do aprofundamento e enriquecimento da proposta apresentada.


O “Instrumento de Trabalho” consta de 4 capítulos, além da introdução, que explica a dinâmica do documento, a realidade que motiva o tema e as expectativas em relação o Sínodo de 2012:


- O primeiro capítulo, intitulado “Jesus Cristo, Evangelho de Deus para o Homem”, é dedicado à redescoberta que o encontro com Jesus Cristo vivo é o coração de todo trabalho evangelizador.


- No segundo capítulo, “Tempo de Nova Evangelização”, é feita uma reflexão sobre a desafiadora realidade a ser evangelizada hoje, enquanto motivadora para que muitas comunidades cristãs realizem numerosas e diferentes experiências de nova evangelização.


- O terceiro capítulo tem o título “Transmitir a Fé”, no qual se analisa os lugares fundamentais, os instrumentos, os sujeitos e as ações realizadas para a transmissão da fé cristã a partir da liturgia, da catequese e da caridade.


- O quarto capítulo, “Reavivar a Ação Pastoral”, reflete sobre os vários setores da ação pastoral que mais especificamente se dedicam ao anúncio do Evangelho e à transmissão da fé.


- Por fim, a conclusão destaca a esperança e a alegria como motivadoras de nossa missão de evangelizar.


Veja na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS