domingo, 10 de junho de 2012

Fundada a Sociedade Brasileira de Catequetas


Ata de fundação da Sociedade Brasileira de Catequetas

Aos 09 de junho de 2012, memória litúrgica do Bem-aventurado José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, na Casa Provincial La Salle, em São Paulo, a convite da Comissão Episcopal Pastoral da Animação Bíblico-Catequética, realizou-se o Encontro Anual dos Catequetas e Professores de Teologia Pastoral. Durante o Encontro, os abaixo-assinados: Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo de Uberaba e membro da CEP AB-C; Pe. Décio José Walker, professor do IMT e assessor da CEP AB-C; Pe. Paulo F. Dalla-Déa, da Diocese de São Carlos – SP; Pe. Luiz Alves Lima, Salesiano, do Centro Universitário Salesiano, Campus Pio XI (UNISAL), São Paulo; Maria de Lourdes Martins Azevedo, da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG; Neuza Silveira de Souza, da Arquidiocese de Belo Horizonte – MG; Ir. Rosângela Aparecida Fontoura,  Missionárias Servas da Igreja, da Diocese de São José do Rio Preto – SP; Pe. Roberto Nentwig, da Arquidiocese de Curitiba – PR; Ir. Lúcia Imaculada, Congregação de Nossa Senhora de Belém, da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Pe. Elison Silva dos Santos, da Arquidiocese de Maceió – AL; Ir. Teresinha Maria Mocellin, Irmãs Catequistas Franciscanas, da Diocese de Joinville – SC; Pe. Eduardo Calandro, da Diocese de Goiás – GO; Pe. Jordélio Siles Ledo, Estigmatino, da Diocese Santo André – SP; Pe. Luís Gonzaga Bolinelli, Doutrinário, da Diocese de Santos – SP; e Pe. Guillermo Daniel Micheletti, da Diocese de Santo André – SP, decidiram pela fundação da Sociedade Brasileira de Catequetas (nome provisório). Justificaram a ausência: Pe. Jânison de Sá, reitor do Seminário da Arquidiocese de Aracajú – SE e Ir. Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Durante a discussão foram definidos os seguintes itens: a) Natureza: será uma associação privada de fiéis, como espaço privilegiado de reflexão e produção catequética, em espírito de comunhão e participação, a serviço da nova evangelização e da catequese; b) Finalidade: favorecer a convergência de pessoas qualificadas no campo da catequese a serviço da iniciação à vida cristã, e o livre intercâmbio de pesquisas e experiências que promovam o avanço nesta área pastoral. Ela estará a serviço do povo de Deus, mediante a elaboração de estudos sobre aspectos específicos da tarefa catequética, a colaboração interdisciplinar, a resposta a solicitações e sugestões dentro de sua área, mantendo sintonia com a CNBB e com outros organismos eclesiais afins. Com a finalidade de dar os primeiros encaminhamentos, a Assembleia elegeu, provisoriamente, o Pe. Luiz Alves de Lima, sdb, como Presidente e o Pe. Luís Gonzaga Bolinelli, dc, como secretário. A próxima Assembleia está prevista para os dias 31/05 a 02/06 de 2013, para a elaboração e aprovação do Estatuto. A Assembleia foi encerrada com a Celebração Eucarística. Eu, Pe. Luís Gonzaga Bolinelli, secretário ad hoc, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada por todos.

5 comentários:

  1. Não podemos esquecer que a Sociedade Brasileira de Catequetas vai aceitar novos membros a partir do ano que vem e quer integrar conhecimentos e práticas de todos os catequetas da Igreja do Brasil. Gente, vamos nos organizar e partilhar os conhecimentos e a prática catequética...

    ResponderExcluir
  2. Meu coração se enche de alegria, quando vejo que nossa catequese tem dados passos tão importantes, como esse da fundação da sociedade Brasileira de catequetas. Com certeza, acompanharei cada passo... Deus os fortaleça, acompanhe e os direcione nessa missão linda, exigente, desafiante... Avante catequetas do Brasil!!

    ResponderExcluir
  3. Catequetas Gigantes , que o nosso bom DEUS vos abençoe!!!
    "Abram todas as portas e deixem a luz do ESPÍRITO SANTO entrar"...
    Parabéns por mais esta conquista !!
    Abraços Fraternos,
    Comissão AB-C- Diocese de Santos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à nossa catequese ! que Deus abençoe mais esta conquista!

    Abraços fraternos em todos,
    Mirtes

    ResponderExcluir
  5. Está chegando o próximo encontro... estamos unidos em oração! Quero muito ver o estatuto e como poderemos ajudar...
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS