domingo, 10 de junho de 2012

Encontro de Catequetas


É impensável uma caminhada pastoral, que supõe formação e prática da Palavra de Deus, sem levar em conta o valor da catequese e sua dimensão na vida da comunidade, principalmente no nível paroquial. Isto significa que todos os agentes de pastoral, os bispos, os párocos e lideranças devem investir na catequese.

Existe um grupo bastante significativo de pessoas trabalhando na área formativa ligada ao tema da catequese. São os chamados “Catequetas”, intelectuais e especializados para isto. Eles levam avante, com esperança, uma reflexão partilhada e dentro das propostas dos ricos documentos da Igreja em toda a sua história.

Aconteceu, em São Paulo, de 8 a 10 de junho, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, mais um desses Encontros de Catequetas do Brasil. É mais um passo significativo na reflexão catequética, com momentos de convivência, de partilha das experiências vividas nas comunidades e de estudo de formação.

Além de outros encaminhamentos, também de importância para nossa catequese, fundamos a “Sociedade Brasileira de Catequetas”, cujo nome ainda é provisório, fato que já vinha sendo proposto em diversos Encontros passados. Foram dados os primeiros passos. Agora é organizar sua estrutura conforme o que é exigido.

A intenção desta Sociedade é ser um ponto de convergência e de aglutinação dos diversos especialistas na área catequética espalhados por todo o Brasil. Existe esta riqueza, mas que está recolhida em seus ambientes restritos, deixando de dar uma maior contribuição para a catequese em todo o país.

Agora é colocar a mão na massa, dando os passos necessários para sua estruturação, seu estatuto e os encaminhamentos exigidos para uma Sociedade como esta. Certamente estamos iniciando um projeto que poderá enriquecer muito o itinerário catequético no caminho de iniciação à vida cristã.

Avaliamos o Encontro como muito rico e frutuoso, superando todas as nossas expectativas.  Concluímos que as iniciativas e práticas na catequese têm sido muito relevantes onde o espírito da nova catequese conseguiu atingir realidade ideal. Sabemos também das dificuldades para superar o modelo tradicional para atingir a nova forma de catequizar.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS