sexta-feira, 8 de junho de 2012

Celebração para o dia do Catequista 2012


QUERIDAS(OS) CATEQUISTAS!

É certamente já uma tradição consagrada celebrar a diversidade das vocações na Igreja, durante o mês de agosto, e entre elas a vocação de catequista. No último domingo do mês se destaca o “Dia da(o) Catequista”. Neste dia se faz a experiência, tão recomendada pelo Diretório da Catequese, de unirmos sempre mais intimamente liturgia e catequese, para chegarmos a uma catequese litúrgica.

Também existe um hábito saudável da Comissão Bíblico-catequética da CNBB: oferecer uma proposta de celebração para o Dia da(o) Catequista. Sabemos que em toda parte já existem experiências magníficas de preparar estas celebrações com muita criatividade e grande unção. Mas também acreditamos que algumas indicações em nível nacional podem servir de inspiração para enriquecer as propostas locais.

Neste espírito de partilha e sintonia, oferecemos com simplicidade este pequeno subsídio. Esperamos que ajude a reforçar a beleza e grandeza dessa vocação tão fundamental para a vida e a missão da Igreja. E queremos nos alegrar profundamente e cantar louvores ao Senhor nesse dia, por tantas vidas a serviço do processo de educação da fé em nossas comunidades. 

QUE DEUS ABENÇOE TODAS (OS) AS(OS) CATEQUISTAS DO BRASIL!
 O DIA DA(DO) CATEQUISTA SERÁ CELEBRADO NO DIA 26 DE AGOSTO
Preparando o ambiente: Círio Pascal e Bíblia em destaque, outros símbolos que representem o servir do ministério catequético (conforme realidade local). Obs.: Os símbolos podem já estar em local visível ou ser levados na procissão de entrada por catequistas e catequizandos.

1 – Chegada: silêncio, oração pessoal (com fundo musical)

2 – Canto de entrada: “Missão de todos nós”, ou “Discípulos e Missionários”, ou outro mais conhecido da comunidade.

3 – Sinal da Cruz e saudação inicial

4 – Recordação da vida (sentados)

Animador: Neste dia de ação de graças pela vocação da(o) catequista, nos reunimos em torno da Mesa da Palavra de Deus e da Mesa da Eucaristia, para celebrar a presença do Ressuscitado. Ele é a razão da nossa fé, que a catequese quer despertar e amadurecer.

Queremos aproveitar a ocasião para expressar nossa alegria e gratidão pelo lindo presente que nossos bispos nos deram, o novo Documento com o nome: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”. Resume bem nosso agir na catequese: somos antes de tudo discípulos, que escutam e aprendem do mestre, para então ser servidores da Palavra através do testemunho e do anúncio, e assim colaborar na missão de realizar o Reino de Deus.

Neste ano também trazemos presente os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, os 40 anos do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (o RICA) e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. São todos marcos significativos na história da catequese. Por isso, o papa Bento XVI proclamou um Ano da Fé a partir de outubro , para reavivar e atualizar estes acontecimentos, que como Maria guardamos em nosso coração. (Sugestão: que esses documentos sejam apresentados nesse encontro).

5 – Ato penitencial – Introdução bem objetiva relacionando-o com as motivações colocadas.

6 – Glória – Escolher uma melodia conhecida e bem vibrante.

7 – Oração do dia...

8 – Liturgia da Palavra (Do 21º Domingo do Tempo Comum)
1ª Leitura: Josué 24,1-2a.15-17.18b
Salmo: 33 (cf. Lecionário)
2ª Leitura: Efésios 5,21-32
Evangelho: João 6,60-69 (sugestão: proclamar duas vezes o Ev. uma vez que será objeto principal da leitura orante na homilia).
Homilia (em forma de leitura orante).

1º Passo – LEITURA: O QUE DIZ O TEXTO?

Para ajudar:
No capítulo 6 do Evangelho de João, Jesus faz primeiro o povo viver a experiência do sinal messiânico da partilha do pão.
A partir desse fato, começa a fazer uma catequese sobre o Pão do Céu, que é Ele próprio, e insiste na necessidade de comer sua carne e beber seu sangue para participar do seu projeto de vida.
O texto proclamado hoje relata a reação dos ouvintes diante dessa linguagem que Jesus usa. São palavras duras para muitos, que se escandalizam e de fininho vão caindo fora.
Jesus aproveita a crise que isto gera para testar a firmeza ou não dos seus principais companheiros, os 12. 
Estes, no entanto, reagem bem, e Pedro em nome de todos faz esta fantástica profissão de fé: “Tu tens Palavras de Vida Eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus”. É a expressão equivalente à de Josué e ao povo de Israel quando proclamam: “ Nós serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus”, que vimos na 1ª leitura. São profissões de fé históricas.

2º Passo - MEDITAÇÃO: O QUE DIZ O TEXTO PARA MIM/ PARA NÓS, HOJE?

Para ajudar:
Nossa catequese de iniciação à Vida Cristã tem como meta principal conduzir à experiência pessoal com Jesus e ao compromisso com seu Projeto. A partir desse texto podemos perguntar:
Que imagem de Jesus apresentamos? Temos coragem de mostrar as exigências que o discipulado traz ou apenas falamos das coisas bonitas, para não assustar?
A fé que despertamos no processo catequético é uma fé superficial, que se escandaliza diante das “durezas” da caminhada, ou é uma fé fundamentada na Palavra de Deus, que resiste mesmo diante dos duros desafios que a vida hoje apresenta?
Como catequistas, somos daqueles que abandonam tudo quando o processo catequético fica “pesado”, ou seguimos firmes como os 12, confiando nas palavras de vida eterna?
Temos a disposição de Josué e do povo de Israel, que abandonaram os ídolos para proclamar: “Nós serviremos o Senhor, porque ele é nosso Deus”? Somos verdadeiros servidores da Palavra de Deus na educação da fé em nossas comunidades?

3º Passo – ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME LEVA/ NOS LEVA A DIZER A DEUS?

Preces espontâneas, ou versículos de Salmos, ou mantras...

4º Passo – CONTEMPLAÇÃO: COMO O TEXTO ILUMINA O MEU/ O NOSSO AGIR?

Fazer silêncio para mergulhar no Mistério de Deus. E depois assumir algum compromisso concreto (pessoal ou comunitário), em vista de sermos discípulos e servidores sempre conectados à fonte da Palavra.

9 – Liturgia Eucarística (Intercalada com cantos apropriados)
10 – Ritos Finais:
Rito de Envio: Uma vez que focamos principalmente o “servir” no processo de educação da “Fé”, sugerimos que neste momento o presidente da celebração, como catequista primeiro da comunidade, acenda no Círio Pascal velas menores e as entregue a todas(os) catequistas presentes. Com as velas acesas em uma das mãos e a oração da(o) catequista na outra, podem rezá-la juntos, como renovação de seu serviço à Palavra de Deus e à vivência da fé nesta comunidade:

ORAÇÃO DA(DO) CATEQUISTA:

SENHOR,
Como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades 
orantes e acolhedoras,
Testemunhas de fé, de esperança e de caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te 
nas situações em que a vida está ameaçada. 
Aquece nosso coração, 
para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra, 
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, 
alimento para a caminhada. 
Permanece conosco!
Faze de nós discípulos missionários, 
a exemplo de Maria sempre fiel,
sendo testemunhas de tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. Amém! 


Projeto Gráfico, Capa e Diagramação: Sara Nunes Silva Brito

18 comentários:

  1. eu amei o formato da celebração, muito rico e profundo. o usarei com certeza

    ResponderExcluir
  2. Vou encaminhar para a Região Sede de Guajará-Mirim/RO para que utilizem também, pois está muito bem elabora e com grande espiritualidade.

    Lilian.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela belíssima celebração. Deus abeções a equipe.
    bjs Ia/Natividade -RJ

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz em receber a celebração, está ótima.Muito obrigada!
    Parabéns pelo belo trabalho em favor da catequese.
    Ir. Daniela Vasconcelos - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  5. Gostei tanto que coloquei um link no meu blog. Muito obrigada pela sugestão. Ficou excelente! Que Deus abençoe este cantinho iluminado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela Celebração. Gostaria de saber se vcs estão disponibilizando a arte do Dia do Catequista em alta resolução para fazer cartaz?

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo excelente material.
    Gostaria de saber se esta sendo disponiblizada a arte do Dia do Catequista em alta resolução para fazer cartaz?

    ResponderExcluir
  8. Como é bom ter pessoas que estão a cada dia fazendo a Catequese crescer na vida da Igreja.
    Muito boa a Celebração que irá nos ajudar nesse dia tão importante para nós Catequistas. Que Deus abençõe a todos.
    Maria do Socorro Santos.
    Paróquia do Monte Carmelo- Diocese de Caruaru-PE.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da simplicidade e riqueza desta celebração. Com a graça de Deus haverei de utilizá-la como subsídio.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da simplicidade e riqueza desta celebração. Haverei de utilizá-la com a graça de Deus.

    Joseny Freire de Carvalho Gonçalves
    Paróquia Nossa Senhora da Dôres
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz em receber esta sugestão de Celebração para o Dia do Catequista. Irá nos ajudar muito. É motivo de louvarmos aoa nosso Deus por tantos irmãos e irmãs que mesmo distantes estão unidos a nós pela mesma fé e vocação.
    Obrigada a toda Comissão. Deus os abençoe e ilumine!
    Maria Cleusa Souza dos Santos
    Paróquia Maria Auxiliadora - Jaguaquara - Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz em receber esta programação,está muito bem elaborada. Enviei para as catequistas da nossa comunidade para enriquecermos a Celebração Litúrgica deste dia.

      A Paz de Cristo esteja com todos.
      Lourdes Colombo
      Paróquia Nossa Senhora da Assunção- Caminho das Árvores - SSA-BA

      Excluir
  12. gostei muito de ter recibido esta sugestão de celebração ,me sinte muito feliz de alguem ter se lembrando de nós;obrigado! estou sentindo falta das mensagens que vc me enviava pra mim eram mensagens muito encoragadoras. Izaliz

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos. Também gostei muito. Parabéns. Famos celebrar com muita alegria este dia. Parabéns a todos os catequistas.

    ResponderExcluir
  14. Vamos celebrar com muita alegria a este chamado que o Senhor fez para nós! Que sejamos perseverantes nesta missão evangelizadora!

    ResponderExcluir
  15. Adorei esta celebração, mas como já tíamos prepara a nossa cebração iremos aprimorar nossa celebração com esta ajuda. Parabéns pela equipe que preparou, e um feliz dia do catequista. Angelo Antonio

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a celebração, já estou divulgando na minha Diocese para auxilair nas nossas celebrações. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa celebração! Obrigada pela sugestão!
    Pri

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS