quinta-feira, 17 de maio de 2012

Uma espiritualidade pentecostal

Não se trata da espiritualidade cultivada por certos movimentos denominados pentecostais. Trata-se daquela inspirada na experiência que gerou a Igreja, na  manhã de Pentecostes, quando o Espírito foi derramado sobre a terra. Neste tempo estamos em ritmo de espera para fazer a memória deste acontecimento. Boa oportunidade para refletir sobre a presença essencial do Espírito Santo em nosso ser catequistas.

          Será que temos a clara consciência de que é o Espírito Santo o verdadeiro formador da(o) catequista? Todos os outros meios e métodos, por mais atualizados que sejam, não são suficientes para garantir aquele salto de qualidade que é o processo de conversão e crescimento interior. Só quando se coloca em atitude de abertura ao Espírito, a(o) catequista pode se tornar uma criatura nova,que caminha na direção da plenitude de Cristo.

           Os critérios para saber se estamos nos movendo numa espiritualidade pentecostal são fundamentalmente estes:
           -  Se com muita simplicidade sabemos reconhecer, que todo processo catequético é conduzido pela ação do Espírito, e depende muito pouco de nosso esforço humano.
           - Se transbordamos de entusiasmo pelo projeto de Deus,  procurando contagiar a todos  com isso, como fizeram os discípulos a partir do 1º Pentecostes.
           -  Se colaboramos com coragem e criatividade na transformação das injustiças e tudo o que desfigura e degrada a vida de nosso planeta.
          
          Podemos dizer, por fim,que o Espírito Santo é o formador, guia e mestre interior, aquele que transforma a(o) catequista no mais profundo de sua personalidade, conferindo-lhe uma mística de fidelidade, entusiasmo e alegria em sua missão. Até mais!

Pe. Décio José Walker – Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS