terça-feira, 29 de maio de 2012

Congresso Teológico: 20 Anos do Catecismo da Igreja Católica e Ano da Fé


“Ao serviço do crer e do evangelizar” (Bento XVI, Porta Fidei, 12).

Brasília-DF, 23 de maio de 2012
DF - Nº 0462/12

Senhores Bispos, Presbíteros e Diáconos,
Agentes de Pastoral,
Formadores nos Seminários, Professores e Estudantes,

Por meio da carta Porta Fidei, o Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé para o período de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013. Na data que marca o início do Ano da Fé, comemora-se 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. Nessa ocasião estará sendo realizada a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo tema é: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

O Ano da Fé tem por objetivo intensificar a reflexão sobre a fé, sua celebração e testemunho, aumentando a alegria de crer e o compromisso de evangelizar (cf. PF, 9). “É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica” (PF, 11).

Com o objetivo de prestar um serviço à Igreja no Brasil, em vista da vivência frutuosa do Ano da Fé, três Comissões Episcopais Pastorais da CNBB estão organizando conjuntamente um Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, de 07 a 09 de setembro próximo.

Um grupo expressivo de teólogos e teólogas brasileiros assessorará o Congresso, cabendo um destaque especial para a participação de Dom Luis Francisco Ladaria, Arcebispo Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, que fará três conferências. O programa completo pode ser visto na página da CNBB: www.cnbb.org.br.

A participação é aberta a todos os interessados na temática. São especialmente convidados os agentes de pastoral ligados às três Comissões Episcopais Pastorais promotoras: para a Doutrina da Fé, para a Animação Bíblico-Catequética, para a Cultura e a Educação. Incentiva-se também a participação de bispos, presbíteros, diáconos, formadores nos seminários, seminaristas e estudantes de teologia.

As orientações práticas em vista da participação são as seguintes:

Inscrições: no site da CNBB, até o dia 19 de agosto de 2012. A inscrição gera um boleto que precisa ser pago dentro do prazo de 05 dias, enquanto isso, a inscrição permanece em fila de espera, sendo efetivada mediante o pagamento do boleto. Após o quinto dia, é necessário gerar novo boleto. Observação: No momento em que o número total de vagas for preenchido, as inscrições que estiverem na fila de espera serão automaticamente canceladas. 

Temas: nas três manhãs, as conferências serão realizadas em um auditório que funcionará como plenário do Congresso. Nas tardes dos dias 07 e 08, haverá quatro blocos temáticos, com duas conferências em cada um deles em cada tarde e tempo para intervenções e questionamentos. No ato da inscrição, cada participante precisa escolher de qual bloco temático deseja participar.

Hospedagem: a coordenação indica alguns hotéis com tarifas diferenciadas, com os quais estabeleceu convênio. Os links para contato com esses hotéis estarão disponíveis na mesma página da internet em que se faz a inscrição. O acerto é feito pelos participantes diretamente com o hotel escolhido.

Alimentação: para facilitar as atividades, foram feitos convênios com os restaurantes mais próximos à PUCPR para o almoço nos três dias do Congresso. Os custos da alimentação, porém, não estão incluídos na inscrição, devendo ser pagos pelos participantes diretamente aos restaurantes.

Investimento: a participação no evento terá o custo de R$ 100,00 reais.
Certificação: a PUCPR fornecerá certificado de extensão universitária aos que optarem por recebê-lo. Seu custo é de R$ 10,00, que é acrescentado automaticamente no boleto, ao ser selecionada a opção no ato de inscrição. Observações: pede-se muita atenção para o preenchimento correto do nome, pois constará no certificado do modo como for digitado pelo participante. Não é possível solicitar esse certificado depois de efetivada a inscrição.

Agradecemos a sua cordial atenção e pedimos um especial empenho na divulgação do Congresso, aguardando a oportunidade de encontrá-los durante sua realização, quando poderemos partilhar momentos importantes de convivência fraterna, reflexão, celebração.

Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Brasília – DF
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé

Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas – RS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães 
Bispo Auxiliar de Belo Horizonte- MG
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para a Cultura e a Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS