sexta-feira, 27 de abril de 2012

Temos o direito a uma formação bíblica...


Falamos sobre tanta coisa que envolve a catequese, métodos, material, ausência dos pais, planejamentos, mudança de mentalidade, mudança de época,  banalização dos sacramentos... Mas, o nosso desafio maior está na formação do catequista. Já falei sobre isso várias vezes e isso me dá uma certa melancolia.  Fico meio revoltada mesmo. Porque a maioria dos catequistas e comigo não foi diferente, começamos na catequese sem nenhuma formação bíblica. Primeiro deveríamos ser preparados, assim como Jesus fez com seus discípulos. Formou, depois os enviou.

Será que existe em algum lugar desse mundo alguma paróquia com a preocupação de primeiro formar seus futuros catequistas e só depois confiar a ele essa missão tão exigente, tão importante como a de FORMAR CRISTÃOS.

Me preocupo com a formação básica dos catequistas, principalmente sobre os relatos do Antigo Testamento. Quando o catequista busca, se prepara, corre atrás, ainda está bom. E quando não? 

Eu tenho um grito pra fazer:
PRECISAMOS E TEMOS O DIREITO A UMA FORMAÇÃO BÍBLICA.
ANTES DE EXIGIR, OFEREÇA...
NINGUÉM DÁ AQUILO QUE NÃO TEM...
Quantos anos um vocacionado tem que estudar antes de  se tornar um sacerdote?
E o catequista?

2 comentários:

  1. Concordo Plenamente, porque se faz urgente a coerencia da palavra e ação dos Catequistas e percebo que todo aquele que se vocaciona ao Ministério da Catequese, tem que ter humildade de procurar se formar para não informar errado. Conhecimento sim! Com urgencia e dedicação.
    Paulo - Catequista Paróquia Santissima Trindade Fortaleza - CE.
    filhoteixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. É muito importante o catequista conhecer a Bíblia, pois não se deve falar do que não conhece. Mas não precisa esperar que o padre ou coordenadora da catequese peça para estudar a Bíblia. Todo catequista deve, por si mesmo, procurar formação bíblica. A internet está aí para nos ajudar. A TV Século 21 tem o EAD - Ensino à Distância. Tem vários cursos de formação,gratuitos, para quem se interessar.

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS