domingo, 1 de abril de 2012

Leitura orante da Palavra de Deus


Um caminho privilegiado para o encontro com o Deus vivo

Percebemos, hoje, uma grande procura pela Palavra de Deus, especialmente a contida nas Sagradas Escrituras. 

Há muitas maneiras de nos aproximarmos das Escrituras: há os que lêem com um olhar crítico de pesquisador buscando entender o texto em seu contexto, oferecendo chaves de leitura para os dias de hoje; outros, por curiosidade a respeito da história, fazendo uma leitura puramente filosófica. Mas há outra maneira de ler a Bíblia na qual se busca a ORAÇÃO por meio da leitura.

O Documento de Aparecida diz que essa forma de se aproximar da Sagrada Escritura é a forma privilegiada e todos somos convidados a nos aproximar da Palavra de Deus com esta intenção.  O documento a define como Lectio Divina ou exercício orante da Sagrada Escritura que, se bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre (249). 

É a primeira vez que um Documento Oficial do Magistério da Igreja na América Latina dá uma atenção tão privilegiada a este método, embora não seja uma novidade, como veremos em nossas próximas conversas. 

A Comissão Bíblico – catequética está investindo muito nesta forma de aproximar-se das Sagradas Escrituras pois acredita ser este um caminho acertado para que nossa catequese atinja o seu objetivo: levar nossos catequizandos fazer o encontro, a experiência com  Jesus. Resultado desse encontro, como nos comprova a própria Palavra de Deus, é o início de um processo de discipulado e missão.  

Este artigo é o início de um longo caminho que somos convidados a percorrer juntos onde nossa aventura nos levará a grandes descobertas! Leitura Orante! Palavra de Deus! 

Bíblia não é apenas um livro! Ela é o instrumento que nos levará ao encontro com uma PESSOA!!!!!!!!! É Palavra encarnada = JESUS!   Queremos descobrir novos horizontes... e  quem nos indicará o caminho é a Bíblia que  é fonte de revelação, a base da nossa fé cristã e o ponto de referência para o nosso projeto de vida!

Maria Cecília Rover
Assessora da Comissão Episcopal Pastoral 
para a Animação Bíblico-catequética 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS