domingo, 1 de abril de 2012

Lancem-se para frente!


Antes de tudo, quero agradecer o convite  para fazer parte da equipe que alimentará o blog “Catequese e Bíblia”.  Confesso, fiquei um tanto surpresa e como tudo que é novo, gera certo desconforto, insegurança, aceitei na certeza ser esse mais um chamado de Deus na minha caminhada.  Acredito que antes de ser uma vontade humana, o Espírito Santo esteve e estará por trás, agindo. Ele é o protagonista desse e de todos os projetos em nossa caminhada. A nós, cabe discernir. De minha parte,  sinto-me honrada  de poder contribuir de alguma forma.

Falando em discernimento, lembrei-me de um conselho recebido de uma amiga, algum tempo atrás: “ minha amiga, fique atenta, talvez os "novos campos" estejam a caminho... Seja uma ovelhinha dócil e obediente e o Pastor te conduzirá!” Talvez seja esse os “novos campos”.

Como catequista atuante, amante da catequese, quando vejo iniciativas como essa, de reunir num blog, vários assuntos/temas diferentes, com o objetivo de melhorar o nosso fazer catequético, me emociono.  Nossos catequistas estavam precisando “de uma fonte” para saciar sua sede. Encho-me de ânimo, de esperança, quando vejo nossa catequese dando passos importantes, como nos últimos anos. Resta-me ser essa  ovelhinha dócil,  obediente, dizendo meu SIM, confiando a ele todo trabalho que será desenvolvido através dessa ferramenta tão necessária nos tempos atuais, o blog.

O profeta das comunicações, o bem aventurado Tiago Alberione, já nos exortava:  “Lancem-se para frente, valendo-se dos novos meios colocados à disposição pelo engenho humano. O Senhor nos convoca para uma nova missão: pregar o Evangelho a todos os povos, usando os modernos meios de comunicação”. Se fosse hoje, com certeza Alberione usaria de um blog para levar a BOA NOTÍCIA às pessoas, assim como está fazendo o serviço de Animação Bíblico Catequética da CNBB,  LANÇANDO-SE PARA FRENTE, renovando o “Catequese e Bíblia”.

Minha contribuição será partilhar com vocês um pouquinho de nossa vivência no processo da INICIAÇÃO CRISTÃ, buscando experiências catequéticas lá nas origens,  trazendo até nossos tempos. Iluminando, dando dicas de como provocar uma transformação em nossa catequese.

FORMAR CRISTÃOS é nossa meta, e para isso temos alguns caminhos que podemos trilhar, respeitando a realidade, a cultura de cada um.

Será uma longa caminhada e toda longa caminhada é iniciada pelo primeiro passo, depois outro e outro e outro... O importante será quando chegarmos lá na frente, ao olhar para trás, enxergar uma multidão que nos acompanha. Cada um no seu tempo, no seu ritmo.

Olhando a caminhada de nossa Igreja, percebemos que ela tem nos feito certos apelos a mais de meio século, veremos isso no estudo do Concílio do Vaticano II, por ocasião do ANO DA FÉ. O Espírito de Deus é incansável. Lendo um caderno de estudo da exortação apostólica CATECHESI TRADENDAE – a catequese em nosso tempo.  Com data de outubro de 1979, logo na apresentação, deparei-me com um trecho narrando o que acontecia na catequese naquela época: “ Uma pastoral sem missão, catequese sem querigma, sacramentos sem evangelização e conseqüentemente uma descristianização e vida católica frouxa e deficiente”

E  não é exatamente  o que acontece hoje? E o Espírito Santo continua soprando por todos os cantos,  com  toda força,  colocando em nossos corações o desejo de rever nosso fazer catequético, orientando-nos a  voltar às origens. E sobre isso, vamos falar muito por aqui. Sendo assim, AVANTE povo de Deus, os novos campos estão aí, estejamos com os olhos e corações abertos para enxergar os sinais dos tempos. Que Deus nos conduza e Maria a maior catequista que já existiu, nos faça perseverantes e fiéis em nossa missão.

Imaculada Cintra
Catequista de “IVC”

6 comentários:

  1. Eita, chegou o grande dia D, e que equipe, que riqueza está o blog agora. Parabéns a querida Imaculada, e que você minha querida, possa ser luz, e uma grande ferramenta nesse blog maravilhoso.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Menina... que alegria!!
    Estou muito feliz por você,que Deus te Abençoe nesta nova etapa da sua vida!!
    Abraço Fraterno!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  3. OI....PARABÉNS MEU BEM, QUE O ESPÍRITO SANTO A "LEVE PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS" E QUE VOCÊ MANTENHA SEMPRE O ENTUSIASMO,PERSEVERANÇA E.... COM A GARRA DE SEMPRE. NOSSA FUTURA CATEQUETA.
    BJÃO
    ÂNGELA RITA- CAPELINHA - fRANCA

    ResponderExcluir
  4. Estou muito feliz por ter uma excelente catequista como você representando os blogueiros neste canal de evangelização feito com tanto carinho para nós... que Deus a abençoe, o Espírito Santo a ilumine e que a Mãezinha do Céu a cubra com seu manto de amor, para que tudo o que for escrito por você seja para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Nós catequistas, estávamos necessitando desse espaço...
    Parabéns,pelas palavras de sabedoria e encorajamento...
    Hoje é meu primeiro dia ,,,de muitos que visitarei este site...
    Com certeza e imediatamente, recomendarei as minhas amigas(irmãs)
    de caminhada.
    Um forte abraço, que Deus abençoe, hoje e sempre...
    Mônica

    ResponderExcluir
  6. Catequista Mario da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Aclimação Sâo Paulo - SP - 03 de novembro de 2012

    Foi o primeiro dia de visita neste site. Imaculada parabéns pela sua caminhada de Fé que implica numa disposição interior para confiar na outra pessoa, iluminar a razão e nos ajudar a entrar, mais profundamente, em comunhão com Deus e nos orientar em nossas relações com o outro e na descoberta do sentido da vida.
    Que Deus te abençoe.
    Mario

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS