sábado, 28 de abril de 2012

Iniciação à Vida Cristã, tema da 3ª Semana Brasileira de Catequese


Durante o Ano Catequético Nacional, em 2009, toda a Igreja no Brasil foi convidada a refletir sobre o tema “Catequese, caminho para o discipulado”. O Texto-Base despertou o interesse pela mística que deve estar por traz de todo trabalho catequético ao desenvolver o lema “Nosso coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”, a partir do Evangelho de Lucas 24,13-35, que relata a experiência dos “Discípulos de Emaús”. 

Foram muitas as iniciativas celebrativas e formativas em todo o País, sempre tendo o tema do discipulado como ponto marcante da reflexão catequética. Penso que, por causa disso, muita gente achou meio fora de lugar que a 3ª Semana Brasileira de Catequese (3SBC) se dedicasse a refletir um tema desconhecido, ou pelo menos aparentemente secundário, como o da Iniciação à Vida Cristã.

Posso até estar enganado, mas provavelmente muitos dos quase 500 catequistas que estavam presentes em Itaicí, no início do mês de outubro daquele ano, não tinham uma ideia muito clara sobre o que realmente iriam conversar naqueles dias... Com certeza a expectativa de todos era grande! O que se queria era entender o significado dessa proposta para poder encaminhar a sua realização. 

Mesmo já tendo passado alguns anos, eu percebo que esta é ainda hoje a situação que encontramos quando falamos sobre esse tema: há grande expectativa em querer que a iniciação à vida cristã aconteça, mas ainda é pouco o entendimento sobre a sua proposta. Tenho a impressão que em vários lugares se continua fazendo as mesmas coisas de antes, com pequenos e necessários ajustes, e se fica achando que já está sendo implantado o processo previsto. 

Mas, voltemos à 3SBC! Sem dúvida ela foi um importante marco na história recente da Catequese no Brasil, justamente por ter colocado na pauta das reflexões e de nossas atenções especiais o tão importante tema da Iniciação à Vida Cristã. Isso não aconteceu por acaso, afinal essa temática é o desdobramento natural de toda a reflexão anterior que já destacava a necessidade de se trabalhar seriamente com a catequese com adultos. De fato, em 2001, a 2ª Semana Brasileira de Catequese teve por tema Com adultos, catequese adulta, e o significativo lema “Crescer rumo à maturidade em Cristo (Ef 4,13)”.

Com uma dinâmica marcadamente celebrativa, os muitos temas propostos para o estudo e reflexão durante a 3SBC foram desenvolvidos através da metodologia do ver, iluminar e agir. Assim, partiu-se da constatação que a realidade de hoje exige um novo agir evangelizador; buscou-se na Palavra de Deus e na Igreja Primitiva a iluminação sobre o que deve ser feito, tanto a partir da ação de Jesus Cristo, quanto das primeiras Comunidades Cristãs; e constatou-se a necessidade de formar evangelizadores capacitados nessa nova dinâmica iniciática e que estejam totalmente integrados no grande contexto comunitário-pastoral.


Apesar da maioria dos participantes da 3SBC serem catequistas, ficou muito claro para todos que o Processo de Iniciação à Vida Cristã é algo muito mais amplo que a catequese e envolve a Comunidade toda. Sozinho o catequista conseguirá fazer muito pouco, pois esse processo supõe vários momentos a serem realizados pelas mais variadas forças vivas da comunidade: num primeiro momento deve-se preparar e animar o candidato a participar da catequese; durante o período da catequese, o entrosamento com a Comunidade é fundamental; enfim espera-se que o cristão já iniciado continue inserido na vida comunitária e crescendo na fé através da formação permanente.


Um importante subsídio foi elaborado para que toda a riqueza desse evento possa ser visualizada e consultada por todos. Trata-se do livro 3ª Semana Brasileira de Catequese. Iniciação à Vida Cristã, publicado pela Edições CNBB no início de 2010. Nele encontramos todos os temas apresentados durante aqueles dias, vários outros textos significativos e um belíssimo DVD com um breve histórico e a síntese de todas as conferências e oficinas realizadas durante a 3SBC. Você já tem o seu? Consulte o site da Edições CNBB (www.edicoescnbb.com.br) e veja como adquiri-lo.


Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Doutrinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS