quinta-feira, 19 de abril de 2012

Encontro dos Padres Assessores da AB-C do Regional Sul 1


Já há alguns anos o Regional Sul 1 promove o Encontro dos Padres Assessores da Animação Bíblico-Catequética (AB-C) das Dioceses do Estado de São Paulo. O Objetivo principal do Encontro é o de conhecer-se melhor, trocar experiências e clarear o significado dessa missão tão exigente. Para isso são sempre previstos momentos de oração, estudo e lazer.

Neste ano esse Encontro aconteceu entre os dias 16 e 18 de abril em Campos do Jordão, contando com uma razoável participação de padres de várias dioceses. Tudo foi muito bem preparado pela Equipe de AB-C do Regional Sul 1, que tem a coordenação do Pe. Paulo Gil. A presença de Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo referencial da mesma, abrilhantou ainda mais o evento.

Logo na tarde do primeiro dia dois assessores da CNBB estiveram presentes e refletiram com o grupo alguns assuntos de interesse atuais. Pe. Décio José Walker, da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, apresentou os vários projetos e eventos previstos para serem realizados no atual quadriênio (2012-2015). Em seguida Pe. Antonio Luiz Catelan Ferreira, da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé lançou algumas luzes sobre o “Ano da Fé” (de 11/10/2012 a 24/11/2013) a partir da Carta Apostólica Porta Fidei.

Bastante tempo foi dedicado para o conhecimento do texto, que ainda está sendo elaborado pelo Nacional, sobre as Escolas de Formação Bíblico-Catequéticas. Após vários questionamentos e apresentação de sugestões, o texto serviu de base para a elaboração da Semana de Formação para Equipes Diocesanas de AB-C do Regional Sul 1 prevista para os dias 17 a 20 de julho próximos.

Houve tempo também para tomar ciência da Assembleia da AB-C do Regional Sul 1, que acontecerá de 21 a 23 de julho e dos objetivos do Simpósio de Animação Bíblica da Pastoral do Regional Sul 1, previsto para os próximos dias 28 a 30 de setembro.

Todos os dias foram marcados por uma simples e bem participada Celebração Eucarística, que refletia o bom entrosamento do grupo. Houve, também, tempo suficiente para se realizar alguns passeios pela belíssima cidade de Campos do Jordão. Mas como não deu tempo de ver muita coisa, o grupo propôs que se volte lá mais vezes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS