terça-feira, 24 de abril de 2012

50ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL


No dia 19 de abril, os mais de 300 bispos reunidos em Aparecida – SP na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil começaram a debater o tema central. Tema este que tinha sido apresentado em 2010, pois, em 2008 aconteceu o Sínodo dos Bispos sobre esse assunto.  A exortação Pós Sinodal não ficou pronta a tempo de ser refletido na Assembleia daquele ano. O tema foi remetido para 2011, mas foi ano de eleição na CNBB e não houve tempo hábil para as discussões. Por isso foi retomado este ano para que seja apresentado e votado pela assembleia.

Como se dá este processo? A Presidência nomeia uma comissão que elabora o texto. Pronta a primeira versão, o texto é  enviado a cada bispo para leitura e possíveis sugestões. Durante a assembleia o texto é apresentado aos bispos que farão um primeiro estudo em grupos. Após o relatório dos grupos a comissão retoma o texto procurando enriquecê-lo com as contribuições vindas dos grupos.

Novamente o texto é apresentado à assembleia para votação, item por item, com possibilidades de novas emendas. Acolhidas as emendas, com uma última reformulação do texto matriz o texto será apresentado para aprovação final.

 Visto que o tema  “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”  está profundamente ligado ao trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, a mesma está bastante envolvida na elaboração do tema, inclusive, tendo como presidente, D. Jacinto Bergmann.

Temos certeza que este documento ajudará ainda mais a dinamização e a concretização da Animação Bíblica de toda Pastoral em nosso país.

Maria Cecília Rover
Assessora da Comissão Episcopal Pastoral
para a Animação Bíblico-catequética

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS