sábado, 18 de fevereiro de 2012

Regional Nordeste 2: Comissão Bíblico-Catequética da Diocese de Patos constrói seu blog

Temos consciência, que “nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo catequético. A alma de todo método está no carisma do catequista, na sua sólida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizando, na sua competência quanto ao conteúdo, ao método e à linguagem. O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade” (DNC 172). 

A catequese deve ser um processo permanente de educação da fé com o intuito de formar discípulos/missionários. Para isto, é preciso não esquecer que além dos objetivos, precisamos ter em mente a realidade em que trabalhamos (rural, periferia, urbana), os destinatários com suas experiências, cultura, idade, os conteúdos a serem refletidos, vivenciados, o uso de uma linguagem adequada, e a comunidade que é lugar favorável e fundamental da catequese. 

Deste modo, tendo em vista a realidade cibernética, na qual estamos inseridos oferemos este blog (fazeiressor.blogspot.com) para facilitar e promover uma melhor comunicação e interação entre as paróquias da nossa diocese e seus respectivos catequistas. É um espaço propício para formação, espiritualidade, notícias e opiniões. 

É preciso despertar em nossos catequistas e catequizandos a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e conseqüentemente o seguimento e a missão. Conforme o Documento de Aparecida, o discípulo missionário será atuante e desenvolverá a missão nos vários âmbitos da sociedade: família, comunidade, escola, trabalho. Portanto, o discipulado acontece no mundo e está aberto às necessidades e desafios da realidade.

Todo catequista Jesus o faz partícipe de sua missão, ao mesmo tempo o vincula a Ele como amigo e irmão. Dessa maneira, como Ele é testemunha do mistério do Pai, assim os catequistas enquanto discípulos/missionários são testemunhas da morte e ressurreição do Senhor. Cumprir essa missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã.

Divulguem este blog! 

Pe. Alixandre Soares de Carvalho
Articulador diocesano de catequese

A Comissão Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico-Catequética parabeniza a Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética de Patos pelo desenvolvimento do blog diocesano. Com isso chegamos a 15 dioceses blogadas ao blog do regional e incentivamos  as demais a construírem o seu.

Visitem o blog da diocese de Patos: http://fazeiressoar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS