quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projeto de comunicação online de Alagoas na catequese é referência nacional

A comunicação tem servido para aprimorar o trabalho da catequese em nossa Arquidiocese, servindo de base para novos rumos no Nacional. Em tempos de cibercultura, a utilização das mídias digitais potencializa a formação do povo de Deus, fazendo chegar a doutrina de nossa Igreja com um novo formato, deveras atraente principalmente para a juventude. Para falar sobre esse assunto, o Portal da Arquidiocese de Maceió entrevistou Joseilton Luz de Oliveira, 32, militar do Exército Brasileiro, onde trabalha especificamente na Comunicação Social do seu Batalhão, o que auxiliou nos projetos de integração da Comunicação com a Catequese, no qual, atualmente, está na coordenação da Província Eclesiástica de Maceió junto com Cliane Silva, compondo a comissão Regional Nordeste 2 para a Animação bíblico-catequética, principalmente no Setor de comunicação.

Veja a entrevista de Joseilton Luz no portal da Arquidiocese de Maceió.

Um comentário:

  1. Sinto que estamos dando um passo bastante significativo nos objetivos de nossa catequese. Ela supõe instrumentos eficientes por onde deve passar a Palavra de Deus, e levar os catequizandos ao encontro pessoal com Jesus Cristo. Digo que não bastam apenas os encontros catequéticos, realizados até semanalmente.
    Está em andamento a construção de uma rede de comunicação feita através de blogs, pelo iter virtual. A iniciativa conta com o apoio da Comissão Nacional de Animação Bíblico-Catequética da CNBB e a assessoria técnica e a habilidade, nesta área da comunicação, do Joseilton Luz de Oliveira, do Regional Nordeste II.
    A ideia fundante é a seguinte: ter um blog nacional, interligado pelo blog de cada um dos 17 Regionais, e cada um destes, interligado com o blog de cada diocese de seu Regional. Assim sendo, formaríamos uma unidade de comunicação, podendo ter acesso seguro aos ricos materiais e iniciativas catequéticas em todo o país.
    O mundo da cultura caminha por essa via. Está cada vez mais globalizado, e ligado, através da Internet. Não temos como fugir desta realidade. Temos, sim, que nos adequar, valorizando aquilo que ajuda, com eficiência, no processo da evangelização. Cada Igreja Particular precisa se organizar, favorecendo sua comunicação.
    Batizamos os diversos instrumentos na Internet de “ferramentas”. Entre as redes sociais destacamos os blogs, que têm uma potencialidade incalculável, com uma abrangência sem limites. O que for postado vai para o mundo e sensibiliza corações e mentes que nem conseguimos imaginar. Pode fazer um bem muito grande.
    Gostaria de parabenizar o Nordeste II pelo trabalho já realizado formando sua rede através da ferramenta blog. Sabemos que a maioria de suas dioceses já está interligada. Que isto seja de estímulo para os outros Regionais. Parabenizo também o Joseilton, seu esforço e empolgamento, grande articulador no Regional.
    Como membro da Comissão Nacional de Catequese, tenho esperança e confiança nesse trabalho virtual. Sendo bem articulado, teremos nas mãos uma força e uma ajuda muito grande na catequese, mesmo sabendo que a melhor catequese passa pelo contato humano, pelo aconchego e o calor humano.
    Dom Paulo Mendes Peixoto
    Membro da Comissão Nacional da Catequese.

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS