sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jovens de Roraima aprendem Lectio Divina




A metodologia faz parte do programa Lectionautas e ensina a ler, meditar, orar e vivenciar os ensinamentos sagrados.

Alegria, harmonia, amor e fé. Foi nesse clima fraterno e de comunhão que aconteceu, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a Capacitação de Leitura Orante para Jovens. O encontro foi sediado na Diocese de Boa Vista e contou com a presença de 110 jovens, de diversas comunidades de Roraima. A iniciativa faz parte do programa Lectionautas, cujo objetivo é, por meio da Lectio Divina – leitura orante e vivencial da Bíblia – , fazer com a que a mensagem bíblica seja relevante na vida do jovem e esteja presente em seu dia a dia.
Os jovens foram acolhidos de forma especial pelo Bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, que marcou presença em todos os momentos do encontro, incentivando e desafiando os participantes a adotarem a metodologia, que leva aqueles que a praticam à vivenciar os ensinamentos de Cristo.
Parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Centro Bíblico Pastoral para a América Latina (Cebipal) e Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o programa tem como principal meio de divulgação a Internet. Através do site, www.lectionautas.com.br, é possível acompanhar as leituras dominicais e seguir os quatro passos da Lectio Divina: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação-Ação.
A metodologia pode ser praticada pelos jovens que, em sua maioria, apontaram a necessidade de concentração para compreender o texto sagrado e prosseguir com os demais passos. Para eles, o mundo é muito barulhento e é um grande desafio se desligar dos ruídos externos e internos para ler a Bíblia e compreender o que Deus está lhes querendo dizer. Outra dificuldade apontada pelos participantes foi quanto ao último passo: agir de acordo com a Palavra.
A capacitação para a  Lectio Divina foi ministrada por Maria Cecília Rover, assessora da Comissão Bíblico-Catequética, e Irmã Maria Eugênia Lloris Agrado, assessora do Setor Universidades, ambas da CNBB. Para ensinar os mais de 100 jovens presentes, foram usados os textos de Mateus 19,16-22, Lucas 8,4-15 e Lucas 5,1-11, além do Manual do programa, que orienta como seguir os quatro passos da leitura orante. O evento foi encerrado com uma linda e emocionante missa, presidida pelo Bispo Roque Paloschi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS