quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Início da Quaresma


Fazer o trajeto em direção ao mistério da Páscoa, passando pela Quaresma, é acreditar na possibilidade de transformação e renovação da vida. São quarenta dias como momento penitencial, de interiorização e descoberta da riqueza da nossa identidade cristã.
No passado a Quaresma era tempo de preparação para o batismo, administrado na noite pascal. Ele era entendido como participação no processo de reconciliação acontecido no sacrifício de Cristo na cruz. Portanto, é tempo de renovar os compromissos batismais e de vida em Deus.
A celebração da Quaresma implica novas chances. Por isto cantamos: “eis o tempo de conversão”. É tempo de confiança e harmonia com Deus. Na instabilidade da cultura, fazendo-nos desprovidos diante do mal, Deus acolhe generosamente quem é forte na fé e no amor.
Diante das forças da maldade que acontecem nas diversas dimensões do cotidiano, o amor divino tem, incondicionalmente, a última palavra. Deus é a palavra de misericórdia, que faz aliança conosco, tornando-nos novas criaturas. Assim Ele revela seu amor e fidelidade para com a humanidade.
As cinzas da quarta-feira foram a marca do início de caminhada, da passagem da morte para a vida, da purificação da consciência, ferida pelas injustiças e atos desregrados, para uma vida ressuscitada. Tudo isto supõe profunda atitude de fé e compromisso.
É fundamental que haja a vitória do bom sobre o mal que está presente e entrelaçado nas riquezas da nova cultura. Ele é uma tentação que, sorrateiramente, atinge as pessoas e as envolve, tirando-lhes a dignidade.
A Quaresma é um convite à fé e confiança. É também anúncio da boa-nova, da boa notícia do Reino de Deus. Estamos muito mais sintonizados com notícias ruins do que com as boas, basta ligar os jornais televisivos. É hora de dar nova postura à vida.
Vamos viver um tempo penitencial na entrega a Deus, numa atitude de volta, de abrir o coração e ter a experiência da reconciliação, participando da vida nova do Senhor. A meta da Quaresma é a Páscoa, a vida mais saudável com Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.

Um comentário:

  1. Boa tarde.

    Gostaria de saber onde encontro na bíblia algum mandamento ou instrução que devemos fazer este ato?

    Agradeço!

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS