domingo, 4 de dezembro de 2011

Estória da Espada


             
Nos tempos de guerra dos reis mouros, correu de boca em boca a lenda de que quem se apoderasse da espada de Asharaf seria o vencedor de todas as batalhas e de todos os seus reinos, implantando um reinado que se ergueria sobre todos os outros. Depois de muitas lutas em busca desta relíquia preciosa, um dos reis conseguiu se apoderar da arma. Seu reino passava por dificuldades, mas logo sabendo que era invencível, partiu desesperadamente para a guerra, buscando o poder que tanto almejava. Resultado: foi derrotado na primeira batalha, atravessado pela espada abençoada. Morreu com surpresa no rosto, pois tinha certeza da vitória. A mesma expressão tinha o rosto do vencedor que tentava explicar o resultado da batalha. O guerreiro vencedor, limpando o sangue da espada, percebeu que nela havia uma inscrição em árabe, com letras finas:

“Para ter posse de um reino esplêndido: Mesmo nos momentos de adversidade, não deixe de ter paciência, esperando que a mão de Deus guie os teus caminhos; Converte teu coração ao Senhor e jamais deixes de vigiar, para que a ganância não se apodere de ti, levando-o a ruína; E jamais lute com esta espada. Em paz e concórdia, teus irmãos se unirão a ti.”
             

Seu novo dono entendeu a mensagem. Foi temente a Deus, teve esperança e vigilância. Renunciou a luta e empreendeu uma caminhada de paz, que o fez rei de um reino de concórdia, ao qual se ajuntou os demais reinos irmãos.

Lições da parábola:

Neste tempo do advento, Deus nos quer preparando os seus caminhos com o uso de uma espada como a da história. Nesta arma há o segredo da vitória, a chave da felicidade, o caminho para o Reino que esperamos – “Novos Céus e Nova Terra”. Não use esta arma para a ruína, mas perceba e medite sobre as inscrições da espada da parábola:

  • Nunca perca a esperança, mesmo nos momentos de dificuldade, como o povo de Israel no exílio da Babilônia que ouviu as palavras do profeta: “Consolai o meu povo!”
  • Converte o seu coração para Deus. É tempo de preparar o caminho para ele passar, para ele ficar, para ele morar na sua vida.
  • Não deixe se seduzir pela ganância. Veja a simplicidade de João que se vestia com pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. Vigia para que nada roube a paz do seu coração.
  • Deixe se levar pela paz, mesmo quando for mais fácil ser violento. A paz é o caminho para que este Reino aconteça. O Reino que todos esperamos.
  • Deus lhe dá a espada de sua Palavra. Esta espada traz o segredo da vida. Meditando a Palavra e deixando-se guiar pelo Espírito de Deus, poderá alcançar o Reino!

Colaboração: Pe. Roberto Nentwig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS