sábado, 19 de novembro de 2011

ROTEIRO PARA OS ENCONTROS CATEQUÉTICOS DA CF 2012

Olá queridos amigos(as) catequistas!

Uma novidade:

SAIU O LIVRINHO COM OS SUBSÍDIOS CATEQUÉTICOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012!



Motivo da minha alegria?
Primeiro, claro, que os roteiros ajudam os catequistas a divulgar a CF 2012 que é sobre Fraternidade e Saúde Pública, “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8), é o lema.

Depois que sou CO-AUTORA dos roteiros, junto com a Helena Okano, catequista aqui de Londrina - PR!!

Em julho passado, eu e minha amiga Leninha, passamos mais de um mês trabalhando na construção dos roteiros... Um presente que nos foi dado pela Ir. Zélia Batista, então assessora de catequese da CNBB. Sim um presente! Pois foi com enorme alegria e carinho que construímos os encontros.

Nem posso dizer da minha alegria ao ver o livrinho dos encontros publicado! Deu um trabalho danado pra gente construir dinâmicas e brincadeiras encima de um tema tão pesado como é a “doença”. Mas acho que conseguimos dar leveza a um assunto tão importante como é a saúde pública em nosso país. Aliás, aconselho vocês a lerem o Texto Base da Campanha onde nos baseamos para construir os encontros.

E comprem o livrinho! É das Edições CNBB e custa só R$ 1,30, tem em todas as livrarias católicas. 
Só para dar uma “palhinha”, aí vai a introdução do livrinho:

Introdução

A Pastoral Catequética, ligada a crianças e jovens, exerce um papel fundamental de educação e informação com vistas a um futuro digno para todas as pessoas. Assim pensando, a Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética apresenta os subsídios catequéticos que norteiam a Campanha da Fraternidade de 2012 que tem como tema “Fraternidade e a Saúde Pública”. 
Cinco encontros foram pensados a partir da reflexão feita pelo Texto Base da CF sobre a temática da saúde, sem, no entanto, deixar de lado os aspectos de um aprendizado lúdico aos catequizandos. Cabe, é claro, a cada catequista, adaptá-los a idade de seus catequizandos, ao tempo disponível, enfatizando aquilo que é realidade de sua comunidade.
No primeiro encontro, fazemos uma reflexão sobre a Dignidade Humana e a Cidadania à luz da criação do homem como filho de Deus e, portanto, digno de respeito. Na sequência refletimos sobre a Promoção da Saúde. Em continuidade ao assunto, no encontro seguinte enfocamos os Desafios da Saúde no Brasil. No quarto encontro, refletimos que a saúde e a Salvação estão em nossas mãos.
Como quinto encontro, contextualizado na passagem bíblica da parábola do Bom Samaritano, é proposta uma celebração pelo método da Leitura Orante da Bíblia, processo cada vez mais necessário à compreensão e à vivência da Palavra de Deus, conforme clama a nossa Igreja. 
Esperamos que estes subsídios catequéticos, fundamentados nos objetivos da CF 2012, ajudem os catequistas na promoção de uma catequese fundamentada no projeto de Deus de uma vida melhor para seus filhos e de uma sociedade justa, igualitária e solidária.
Que a Saúde se difunda sobre a terra!

Ângela Rocha
Helena Okano
Gostaríamos muito, também, de receber a opinião dos catequistas sobre os encontros, acrescentando que eles podem ser enriquecidos ainda mais pelas contribuições de vocês.
Enviem suas opiniões e sugestões.
 

4 comentários:

  1. Ângela Rocha e Helena Okano,

    Parabéns, para nós catequistas é um motivo de alegria muito grande saber que um material de tamanha importância foi confiado a leigos como nós.

    Se vocês tiverem o link de onde está sendo comercializado, passe para nós. Esse tipo de material só consigo através da internet.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Muito belo o trabalho, e de grande honra. Todo ano nossa paróquia nos fornece o livrinho da campanha da fraternidade, vamos ver se este ano ano ganharemos também.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sequênia dos encontros... com certeza os catequizandos vão saber aproveitar.

    ResponderExcluir
  4. QUE LEGAL AINDA NÃO CONHEÇO ESSE TRABALHO PORQUE ESTAMOS ENCONTRANDO DIFICULDADE EM ADQUIRIR O MATERIAL PARA TRABALHARMOS COM ELE AQUI NA NOSSA DIOCESE, MAS ESTOU ANSIOSA PARA CONHECER SEU CONTEÚDO, CONTINUE TRABALHANDO A FAVOR DA CATEQUESE.

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS