sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A PALAVRA DE DEUS É A ALMA DA IGREJA

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética da CNBB e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann abriu o I Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral destacando a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja. Segundo o arcebispo, a bíblia deve nutrir a vocação e a missão de todo discípulo missionário. “Trata-se de compreender que a Palavra de Deus é a alma, o coração de toda pastoral, de toda ação evangelizadora da Igreja”, disse.

Num primeiro momento, Dom Jacinto recordou os objetivos do Congresso, afirmando: “Precisamos com coragem entender, construir e assumir uma viva e eficaz animação bíblica da pastoral. Isto é, tornar a palavra de Deus a alma da Igreja”. Para dom Jacinto, a Igreja realiza muitos trabalhos e serviços, mas é necessário crescer na unidade destes trabalhos. “Temos muita coisa e aprendemos a fazê-las muito bem, mas temos que aprender a fazer juntos”, destacou.

De acordo com D. Jacinto, a Igreja, nos cinco continentes, “respira a grande inspiração de uma animação bíblica da pastoral”. A Federação Bíblica Católica (FEBIC), com 200 países membros, insiste há muito tempo nessa inspiração; o sínodo dos bispos a assume e a exortação pós-sinodal a ratifica, afirma dom Jacinto. “As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil colocam como uma de suas cinco urgências a da Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, acrescenta.

Presentes à abertura dos trabalhos também estavam: o presidente da Sociedade dos Catequetas Latino-americanos, Irmão Israel José Nery; o reitor da PUC-Goiás, Wolmir Terezio Amado; o secretário executivo do Regional Centro-Oeste, padre Eduardo Luís de Resende; Katiusca Caceres, do Centro Bíblico para América Latina (Cebipal), e o bispo auxiliar de Goiânia, D. Waldemar Passini Dalbello.
Em sua fala, Katiusca Ceres destacou a necessidade da América Latina fortalecer esta experiência que a Igreja no Brasil está vivendo com o Congresso. “Sentimo-nos plenamente unidos a vocês e vamos comunicar isso a outros países para que a palavra de Deus fortaleça na vida e na missão de todas as comunidades”, disse. Já Ir. Nery reforçou a necessidade de uma pastoral orgânica mais que uma pastoral de conjunto, superando os conflitos e a falta de unidade nos trabalhos. 

Fonte: www.cnbb.org.br 

Um comentário:

  1. Que bom ver homens e mulheres de Deus que se preocupam em ajudar e propagar os trabalhos nas pastorais, que por diversas vezes ficam necessitadas desse tipo de apoio.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS