quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ENCONTRO DE CATEQUISTAS DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO


A Arquidiocese de São Paulo reuniu mais de 300 catequistas num encontro arquidiocesano no Centro de Pastoral São José do Belém, zona leste da cidade, no último sábado, dia 22 de outubro.

Nesse encontro, catequistas de Primeira Eucaristia, Crisma e Batismo puderam refletir sobre as conclusões do VII Sulão de Catequese, da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB, que foi realizado no mês de agosto, em São José do Rio Preto (SP). E também refletiram sobre os frutos do I Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral, realizado em Goiânia, no início de outubro.

O padre Paulo Cesar Gil, coordenador arquidiocesano de catequese e assessor da Comissão Bíblico Catequética do Sul 1, destacou a importância da Iniciação à vida Cristã e a animação bíblico catequética, enfatizadas pelas Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

De acordo com a Carta Compromisso do "Sulão", é preciso "assumir, na formação dos catequistas e na comunidade eclesial, a Iniciação à Vida Cristã, um processo de inspiração catecumenal, com metodologia adequada, despertando-os para o compromisso missionário vivencial; ter a missão de envolver-se na experiência fascinante com Cristo, ser engajado na comunidade; investir na formação de novos catequistas com dimensão catecumenal".

O encontro chamou a atenção para a necessidade de "organizar um itinerário ‘mistagógico’ passando da catequese orientada para os sacramentos à uma catequese que introduza no mistério de Cristo e na vida eclesial".

Para reforçar a importância de uma catequese orientada pela Palavra de Deus, houve um momento de leitura orante da bíblia com os catequistas, seguindo o estímulo dado a essa prática pelo Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, que resultou na Exortação Apostólica "Verbum Domini", do papa Bento 16.

Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da Animação Bíblico-Catequética na Arquidiocese, chamou a atenção dos catequistas para o empenho da Igreja de São Paulo de renovação das paróquias, destaque pastoral dos anos de 2011 e 2012. "O processo de renovação das paróquias passa pelo processo de Iniciação à vida Cristã e por uma pastoral animada pela Palavra de Deus", afirmou.

Encerrando o encontro, o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, presidiu a missa com os catequistas.

Na homilia, o cardeal agradeceu a dedicação dos catequistas e estimulou-os a perseverarem na missão. Dom Odilo afirmou ainda que é necessário "trazer mais pessoas para serem operários na messe", lembrando o que foi constatado no recente levantamento feito nas paróquias da Arquidiocese, em virtude do destaque pastoral deste biênio. "Tenho plena convicção que as paróquias têm um papel fundamental que precisa ser retomado", garantiu. Dom Odilo também manifestou alegria por ver que muitos jovens estão se interessando em ser catequistas e garantiu que a catequese é um processo que amadurece com o tempo de dedicação a esse serviço.

O jovem Mário Pereira Kroiss Filho é catequista de crisma desde 2007 e gostou muito do encontro. "Nós temos que aderir a essa proposta, participando do processo de Iniciação à Vida Cristã, para que possamos transmitir o que vivemos. A própria palavra catequese significa 'ecoar'. A mensagem cristã deve primeiro ecoar dentro de nós para que, a partir da Palavra, possa ecoar para fora também", concluiu.

Fonte: www.regiaolapa.org.br - Região Episcopal de Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS