segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


O Cântico das Criaturas (em italiano: Cantico delle creature; em latim: Laudes Creaturarum), também conhecido como Cântico do Irmão Sol é uma música composta por São Francisco de Assis. 
Escrita no dialeto úmbrio do italiano, acredita-se que esteja entre as primeiras obras escritas no idioma. Ao contrário de outras canções religiosas da época, o Cântico das Criaturas é quase infantil na maneira em que louva Deus agradecendo-O por criações como o "Irmão Sol" e a "Irmã Água".
São Francisco teria composto a maior parte do  cântico no fim de 1224, enquanto se recuperava de uma doença em San Damiano, uma pequena cabana construída para ele por Santa Clara e outras mulheres pertencentes à sua ordem. 
De acordo com a tradição, ela teria sido cantada pela primeira vez por São Francisco e pelos irmãos Angelo e Leo, dois de seus companheiros originais, no leito de morte de Francisco, com o verso final que louva a "Irmã Morte" tendo sido acrescentado apenas alguns minutos antes. Historicamente, o Cântico das Criaturas foi mencionado pela primeira vez na Vita Prima de Tommaso da Celano, em 1228.

Giovanni di Pietro di Bernardone, São Francisco de Assis, nasceu em Assis em 05 de julho de 1182 e morreu dia 03 de outubro de 1226.

Um dos maiores homens que a Igreja Católica conheceu. Ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus.

Comemoramos o seu dia em 04 de outubro. 

Um comentário:

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS