sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A ANIMAÇÃO BIBLICA NÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE NOME


“Estamos diante de um novo e desafiador, mas providencial, momento na nossa ação evangelizadora na Igreja: a ‘Animação Bíblica da Pastoral’”. Com esta afirmação o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética da CNBB e arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann abriu a terceira conferência, na manhã de segunda-feira, dia 10, no I Congresso Brasileiro de ABP em Goiânia.

Segundo dom Jacinto, a Igreja precisa superar limites “de uma pastoral da cristantade” e implantar “corajosamente” uma pastoral de comunhão e orgânica e que responda às necessidades dos fiéis “conforme as exigências do mundo de hoje”. Dom Jacinto apontou três funções da animação bíblica da pastoral:
- ser caminho de conhecimento e interpretação da palavra de Deus;
- ser caminho de comunhão e oração da palavra e;
- ser caminho de evangelização e proclamação da palavra.

“A animação bíblica da pastoral, com estas três funções, satisfaz a permanente necessidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo de nutrir-se com o Pão da Palavra de Deus mediante o conhecimento e a interpretação adequada dos textos bíblicos, de seu emprego como mediação de diálogo com Jesus Cristo  e como alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus Cristo a todos”, disse, citando o Documento de Aparecida.

Implementação da Animação Bíblica da Pastoral

A formadora do Centro Bíblico para América Latina (Cebipal), Katiuska Cáceres Pavez, indicou caminhos de organização e implementação da animação bíblica da pastoral.

De acordo com a biblista a passagem de “pastoral bíblica” para “animação bíblica” não é apenas uma questão de nome, mas “de uma mudança de mentalidade em ordem a animar o discipulado missionário e o serviço da Igreja ao mundo”.

“A animação bíblica quer que a Palavra de Deus que a Sagrada Escritura transmite, seja – na pastoral orgânica da Igreja – a seiva e o coração que torna realidade o encontro com Jesus Cristo em todas as instâncias pastorais”, disse Katiuska.

Leia AQUI a conferência de D. Jacinto Bergman.
Leia AQUI a conferência de Katiuska Cáceres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS