segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UM SITE PARA A LEITURA BÍBLICA DIÁRIA



Neste mês da Bíblia, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no Jardim D. Bosco em Londrina, vai colocar no ar o site www.bibliadiaria.com.br. É uma iniciativa para divulgar e incentivar a leitura da Bíblia. Pe. Romão Martins, pároco da Auxiliadora, fala como vai funcionar o projeto:

“Com o propósito de divulgar, fomentar e facilitar ao povo em geral a leitura diária da Bíblia, a nossa Paróquia está criando o site “bibliadiaria.com.br”, que estará disponível ao público a partir do dia 26 de setembro. Vivemos numa sociedade com um número cada vez maior de pessoas graduadas, especializadas, mestres e doutoras em diversas áreas científicas, entretanto, não raro com um conhecimento mínimo e superficial da Palavra de Deus. Isso, na maioria das vezes, não por falta de vontade, mas devido uma pré-concepção de que a Bíblia é um livro difícil de ler.

O “bibliadiaria.com” foi criado com a finalidade de quebrar os tabus existentes com relação ao acesso à Palavra de Deus, apresentando um método simples e fácil de ser adotado por quem quer que seja, com começo meio e fim. É apenas uma proposta entre outras, baseada no livro “A Bíblia no meu dia-a-dia” (Ed. Canção Nova), no qual Mons. Jonas Abib, relata uma eficaz e frutuosa experiência vivida em estudo bíblico com jovens, no final dos anos 70. Mons. Jonas denomina o método de “ferramenta” para retirar da Bíblia todo o tesouro que ela contém e que precisa ser desenterrado.

O site começará com informações básicas para que o leitor inicie sua leitura bíblica a partir de um método proposto. Com o tempo, crescerá com a partilha pessoal dos leitores e com a inserção de temas, instruções, informações e curiosidades referentes à Palavra de Deus. Não será em hipótese alguma um espaço para debates ideológicos e doutrinários. Eventuais comentários agressivos a qualquer tipo de religião ou classe social serão excluídos”.

A Paróquia Auxiliadora também conta com um boletim informativo mensal, o Presença Viva, que, entre informações da paróquia, também fomenta a formação e o estudo da Palavra. Para divulgar o projeto, o informativo divulgou alguns textos como: “Recomendações para uma assídua e frutuosa leitura Bíblica”, “Por qual livro começar a ler a Bíblia”  e, “Fazer um diário espiritual”, cujo conteúdo estaremos publicando aqui nos próximos dias.

Pe. Romão completa convidando a todos para ler juntos a Bíblia Sagrada:

O dia 10 de outubro foi marcado como data de largada para a leitura do 1º capítulo da 1ª Carta de João. Vamos juntar o maior número de pessoas possível e formar um grande grupo de leitura e partilha da Palavra. A cada dia será lido um novo capítulo. Todos os que aderirem a essa proposta poderão iniciar no mesmo dia a sua leitura e assim, simultaneamente, todos os dias todos estarão lendo os mesmos capítulos bíblicos. Se esse propósito for levado a sério, em 3 anos e meio todos terão lido a Bíblia inteira. Quem desejar poderá escrever no site as mensagens extraídas, as dúvidas e suas experiências de mergulho no mundo bíblico. Isso também favorecerá com que todos se enriqueçam com as partilhas alheias. Às 23h59m de cada dia o site exibirá uma mensagem oficial da Paróquia sobre o texto lido”.

Uma sugestão de Pe. Romão é que todos façam um “treinamento” para aproveitar ainda mais essa iniciativa:

“Na medida do possível, todos que desejarem aderir a esse projeto de leitura diária da Bíblia devem tentar fazer um treinamento pessoal e detectar as dificuldades. Nos dias 6 e 7/10, às 20h, e no dia 09/10, às 9h, no centro catequético paroquial, haverá orientações e treinamento para todos que desejarem adquirir segurança na prática do método, bem como poderá esclarecer dúvidas e apresentar eventuais dificuldades. Seja um evangelizador bíblico e divulgue aos seus amigos e contatos de e-mail este projeto. Façamos assim uma verdadeira revolução bíblica em nossas vidas e em nossas comunidades religiosas.”

Parabéns Pe, Romão e a Paróquia N. Sra. Auxiliadora pelo projeto. Esperamos que essa iniciativa se multiplique e que em nossas paróquias a Animação Bíblica se fortaleça cada vez mais.

Colaboração: Pe. Romão Antonio Martini Martins – Paróquia N. Sra Auxiliadora, Londrina PR.
Fontes de consulta: Mons. Jonas Abib. A Bíblia no meu dia-a-dia. Ed. Canção Nova, 2005.

3 comentários:

  1. Bom dia,obrigada pela sua visita em meu blog,e recado,valeu pelas dicas...um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha eu tenho esse programa de leitura e estou fazendo com meus filhos. É difícil mas conseguiremos... se não tivermos o firme propósito nunca arrumamos tempo.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ;ACHEI MARAVILHOSO PARTICIPAR EU ADOREI. QUE DEUS OS ABENÇOE...OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS