terça-feira, 13 de setembro de 2011

RECOMENDAÇÕES PARA UMA ASSÍDUA E FRUTUOSA LEITURA BÍBLICA


 1. Ler no livro. A leitura bíblica poderá ser feita on line ou através de Cds. Porém, recomendamos que o estudo sistemático seja feito no próprio livro, no qual você sublinhará e fará as suas anotações. Com o tempo o livro terá assinalado os rastros do seu estudo e isso terá um sabor todo especial.
2. Ler todos os dias. É a regra de ouro por excelência! Quando tiver vontade e quando não tiver também. Assim como a terra precisa do sol e como vida precisa da luz, o nosso coração precisa da Palavra.
3. Marque uma hora para a leitura. Pode ser de manhã, a tarde ou a noite. Se preciso levante 10 ou 15 minutos mais cedo para ler a Bíblia, antes de começar a agitação do novo dia. Ou à noite, quando dormirá com o que leu na mente. Descubra a sua hora e não abra exceções.
4. Marque a duração do tempo. Seja perseverante! Ainda que seja somente 10 minutos por dia.  Gasta-se muito mais tempo no MSN, no Facebook, na frente da TV, com o celular, no banho etc...
5. Escolha um bom lugar. De preferência um cantinho seu, tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e a criação de um ambiente de oração. Entretanto, o lugar é apenas um meio que pode favorecer o resultado. Importante é em qualquer situação fazer com dedicação a sua leitura Bíblica.
6. Leia com caneta ou lápis na mão. Sublinhe as passagens mais importantes e o que mais chama a atenção. Pode-se até usar cores diferentes, por exemplo: vermelho para as passagens que mais lhe tocam o coração; azul para as que causam dúvidas; verde para as que lhe lembram outros episódios bíblicos. Não tenha medo de riscar sua Bíblia. Isto te ajudará a gravá-la na mente e no coração.
7. Faça tudo num ambiente de oração. Peça a Deus luz e sabedoria para compreender e praticar a Palavra.

Colaboração: Pe. Romão Antonio Martini Martins – Paróquia N. Sra Auxiliadora, Londrina PR.
Fonte: Mons. Jonas Abib. A Bíblia no meu dia-a-dia. Ed. Canção Nova, 2005.

Um comentário:

  1. Conheçam o meu testemunho vocacional: http://santosdecalcajeans75.blogspot.com/2011/09/o-agape-testemunho-vocacional-carta.html

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS