sábado, 24 de setembro de 2011

A Palavra de Deus é...



a) A Palavra de Deus sustenta a Igreja e a fé do povo. Por todo o mundo onde a Igreja está, é a força da Palavra de Deus que anima a Igreja e sua missão, que dá vida e esperança ao povo, que alimenta a fé das comunidades.

b) A Palavra de Deus é mais do que a Bíblia. Na Bíblia nós temos a palavra escrita que nos foi revelada por Deus, durante tantos anos de história. Mas a mensagem de Deus se revela também na grande obra da Criação de Deus, na Tradição da Igreja, na vida do povo. Como bem escreveu o evangelista João: o mundo não poderia conter todos os livros se contasse todas as palavras e ações de Jesus (Jo 21,25).

c) A Palavra é Jesus. A expressão máxima da Palavra de Deus é Jesus Cristo. Ele é a Palavra, que estava em Deus e era Deus. E a Palavra se fez carne e se encarnou (cf. Jo 1,1-3.14). Portanto, conhecer a Palavra de Deus é conhecer Jesus Cristo por quem tudo foi feito (Hb 1,2-3) e que nos revelou o projeto do Reino.

d) A Palavra ainda precisa ser anunciada. Em muitos lugares a Palavra ainda não chegou. Em tantas comunidades distantes ainda não ouviram falar da mensagem de Jesus. Mas também nos grandes centros modernos a mensagem de Jesus é desconhecida. E quantas são as pessoas e povos que sofrem e têm sede de Deus, mas que nunca ouviram a mensagem amorosa de Deus? Simplesmente porque ninguém foi até estas pessoas anunciar! Portanto, a Palavra de Deus ainda precisa dos mensageiros!

e) Por causa da Palavra muitos sofrem. Desde o anúncio de Jesus até hoje a Igreja coleciona uma enorme fileira de mártires e pessoas que deram testemunho da fé e da Palavra de Deus. Hoje também por causa da Palavra muitos sofrem, são perseguidos e dão testemunho. Basta lembrar os mais de 500 mortos e mais de 50 mil refugiados na Índia pelo fato de professar a fé cristã! Na África e Ásia temos martírio, seqüestros, dores, cruzes... A América Latina conta o grande número de mártires pela justiça daqueles que assumiram o compromisso com a fé e a Palavra de Deus.

(Frei Ildo Perondi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS