sábado, 24 de setembro de 2011

OS LIVROS DA BÍBLIA


Atendendo a solicitação de uma leitora do Blog, colocamos aqui algumas informações sobre os livros da Bíblia:
 OS LIVROS DA BÍBLIA

Inspirada por Deus e para mostrar ao homem os propósitos de Deus para a nossa vida, a Bíblia, contém respostas para as nossas perguntas e direção para nossas indecisões. Mas, nem todos conhecem a Bíblia e as maravilhas que ela nos revela. Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre os livros da Bíblia sagrada. 

Livros da Bíblia no Antigo Testamento

São ao todo 46 livros e encontram-se subdivididos em:

Pentateuco (05)
Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. São eles:
Gênesis – Êxodo – Levítico – Números - Deuteronômio

Livros históricos (16)
Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista da palestina, a terra prometida. Histórias de grandes Reis como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros. São eles:
Josué – Juízes - I Samuel - II Samuel - I Reis - II Reis - I Crônicas - II Crônicas – Esdras – Neemias – Tobias -  Judite – Ester – Macabeus I – Macabeus II

Livros Poéticos e Sapienciais (07)

O termo poético é devido ao gênero desses livros. E os sapienciais são devido a enorme sabedoria que trazem da tradição do povo. São eles:
Jô – Salmos – Provérbios – Eclesiastes – Cântico dos Cânticos – Sabedoria – Eclesiástico.

Livros proféticos (18)

Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles. Também não é levando em conta a importância da mensagem, já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo, ocorre que os profetas maiores, profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre as suas profecias.

Profetas maiores (06): Isaías – Jeremias – Lamentações – Baruc - Ezequiel – Daniel.

Profetas menores (12): Oséias – Joel – Amós – Obadias – Jonas – Miquéias – Naum – Habacuc – Sofonias – Ageu – Zacarias – Malaquias.

Livros da Bíblia no Novo Testamento

São 27 os livros do Novo testamento.

Os Evangelhos (04): Os quatros evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles foi destinado a um povo, levando em conta o conhecimento que cada povo tinha de Deus ou de Jesus Cristo. O evangelho de Mateus foi escrito para os judeus e tinha como propósito mostrar que Jesus era o messias enviado por Deus. O Evangelho de Marcos foi escrito para os romanos e apresenta Jesus como servo. O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios e teve como propósito mostrar Jesus como o Salvador. O Evangelho de João foi escrito para a igreja. Este Evangelho é o mais recente, foi escrito no final do primeiro século e teve como propósito mostrar que Jesus é o filho de Deus.

O Livro Histórico :
Atos dos Apóstolos (01)
O livro de Atos é um relato do inicio da igreja de Jesus Cristo na terra.

Epístolas de São Paulo (14):
As cartas de Paulo são ensinamentos valiosíssimos para a igreja atual. Nela encontramos um vasto ensino sobre a salvação, o papel da igreja e não poucas vezes exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus. São elas:
Romanos - I Coríntios - II Coríntios – Gálatas – Efésios – Filipenses – Colossenses - I Tessalonicenses - II Tessalonicenses - I Timóteo - II Timóteo – Tito – Filemom - Hebreus.

Epístolas Católicas (07):
Com exceção de Hebreus, que alguns acreditam ter sido escrita também por Paulo, essas cartas tem como autores os demais Apóstolos de Jesus Cristo, a saber:
Tiago - I Pedro - II Pedro - I João - II João - III João - Judas

Apocalipse (01): Considerado o Livro Profético, é o último livro da Bíblia e foi escrito por João. 

Lembramos aqui que a Bíblia evangélica tem sete livros a menos em relação à bíblia católica. Estes livros são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruc, Sabedoria e Eclesiástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS