terça-feira, 27 de setembro de 2011

IGREJA E CULTURA DIGITAL


Repasso pela importância que tem este evento presencial e virtual.

Irmão Nery fsc.



IGREJA E CULTURA DIGITAL

Cúpula da RIIAL, organizada no Chile em outubro, sobre o tema da cultura digital prepara sínodo da nova evangelização.

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 26 de setembro de 2011 (ZENIT.org)

O congresso “Igreja e cultura digital”, que se realizará em Santiago do Chile entre 17 e 19 de outubro, constitui um momento importante no caminho de preparação do próximo sínodo dos bispos sobre a nova evangelização. Este foi o anúncio feito por Dom Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, em uma videomensagem transmitida virtualmente aos participantes e organizadores. O encontro é organizado pelo dicastério vaticano e pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), por meio da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), em colaboração com a Conferência Episcopal Chilena e a Universidade Católica do Chile.
Dom Celli considerou que esta cúpula constitui uma “feliz oportunidade”, ao considerar que, atualmente, não é possível imaginar uma ampla reflexão da Igreja sobre uma nova pastoral sem fazer referência aos meios de comunicação social.

“As novas tecnologias deram vida a uma nova cultura, a uma nova maneira de ser do homem e da mulher de hoje”, acrescenta a videomensagem. “Não se pode falar de evangelização hoje em dia sem fazer referência a um diálogo profundo com a cultura digital e sem tomar consciência de que devemos exercer uma verdadeira pastoral no contexto da cultura digital”, esclarece.

“Parece-me que este congresso será um começo – reconhece o prelado. Vamos examinar o que já se está fazendo no contexto latino-americano, no campo da comunicação. Penso que os trabalhos serão amplamente úteis e também, de maneira profunda, para os trabalhos do próximo sínodo dos bispos.”

A próxima assembleia dos bispos do mundo, convocada por Bento XVI no Vaticano, para o próximo mês de outubro, se centrará na nova evangelização. Durante o congresso, será apresentado o trabalho realizado por dez universidades da América Latina, que analisaram aspectos concretos da cultura digital.

Segundo o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, esta pesquisa oferecerá uma base segura e certa para refletir posteriormente sobre qual é a tarefa da Igreja em seu dever evangelizador. O programa do congresso, a forma de participar e as contribuições do processo preparatório estão disponíveis em www.riial.org/congreso. Clique nesse endereço e participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS