terça-feira, 6 de setembro de 2011

A força da Palavra de Deus


Neste mês, a Igreja nos convida a refletirmos sobre a Palavra de Deus. Setembro foi escolhido como o mês da Bíblia, em homenagem a São Jerônimo, cuja festa celebramos no dia 30 de setembro. São Jerônimo era biblista e vivia na Itália. O Papa Damaso o enviou à Terra Santa para que ele fizesse a tradução da Bíblia dos textos originais (hebraico e grego) para o latim, que era a língua falada e escrita na época (século IV). O latim também já era a língua usada na liturgia da Igreja. São Jerônimo foi morar em Belém, numa gruta. Lá conheceu um rabino judeu que muito o ajudou. Sua obra tornou-se conhecida como a “Vulgata”, que quer dizer “simples”. Ou seja, a Bíblia estava traduzida para um texto popular que o povo podia ler e compreender.

Aproveitamos este mês da Bíblia para refletir sobre o que é a Palavra de Deus e seu efeito. O texto bíblico nos diz que “A Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4,12). É uma palavra do Deus da Vida, do Deus Criador de tudo. É palavra eficaz porque ela produz efeito e cumpre a missão para a qual é enviada (Is 55,10-11).

Nós podemos constatar este vigor e efeito da palavra de Deus, já no início da Bíblia. Quando Deus ainda não havia falado, quando não havia palavra de Deus, faltava vida: “A terra estava vazia e vaga, e as trevas cobriam o abismo” (Gn 1,2a). Ou seja, sem a Palavra de Deus, havia o caos!

Portanto, se a Palavra de Deus é viva e eficaz e ajudou a superar o “caos” inicial, é esta Palavra de Deus que vai nos ajudar a superar os caos em que estamos vivendo hoje. No meio deste mundo em mudanças rápidas, crises constantes, doenças modernas, perdas de valores, inundação de idéias novas, etc. parece que novamente estamos no meio do caos. É justamente neste momento que devemos nos agarrar em algo firme, pois tudo passa, mas “a Palavra de Deus permanece para sempre” (1Pedro 1,23-25).

Frei Ildo Perondi 

Um comentário:

  1. Angêla obrigado pela visita, essas postagem sobre o mês da Bíblia estão lindas...Bom feriado, Abraços Rose.

    ResponderExcluir

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS