sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Papa, os Jovens e a Família


Por iniciativa do papa João Paulo II, em 1975, em Roma, foi realizada a primeira Jornada Mundial da Juventude, quando fez soar aos milhares de jovens a exigência de um amor apaixonado por Cristo, o único capaz de preencher todas as necessidades do coração do homem e da mulher dos tempos de hoje.

O papa Bento XVI celebra em Madri a vigésima sexta jornada, reunindo nesses dias mais de um milhão de jovens. Nesta ocasião o clamor do papa será o mesmo: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Cl 2,7).
Os jovens não são os mesmos de trinta e seis anos atrás. O mundo é outro, as exigências são diferentes, as necessidades e anseios do coração dos jovens também mudaram. Mas o caminho a percorrer, o lugar da plena realização continua o mesmo.

Como diz Santo Agostinho: "O meu coração anda inquieto enquanto não repousar em ti Senhor". O cardeal Antonio Maria Rouco, de Madri, e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, presidiu a Santa Missa de abertura na última terça-feira acolhendo todos os jovens dizendo "esta é a vossa casa". Na quarta, quinta e sexta-feira, o papa Bento XVI se encontra com professores, religiosos e religiosas, com jovens representantes de todos os países.

O momento central será no sábado à noite quando o papa celebrará a Eucaristia e falará a todos os jovens, e com eles passará em vigília. No domingo, o papa encerra com a missa pela manhã, enviando os milhares de participantes a evangelizar outros jovens e nesta ocasião anuncia a data e o lugar da próxima jornada.

A nossa arquidiocese está representada por 70 jovens do Setor Juventude, pastorais e movimentos que trabalham com jovens. O padre Marcos Roberto manifesta o sua impressão nestes dias participando deste evento mundial: "Pelas ruas de Madri são milhares e milhares de jovens cantando e se alegrando com a jornada... É tudo muito lindo ver esta multidão de jovens do mundo inteiro se alegrando com a convivência fraterna juvenil e o amor à Igreja e ao papa. Nas ruas somos uma multidão, afinal estamos em torno de 1 milhão de jovens. De todo Brasil somos 16 mil. Descrever a experiência da jornada somente é possível participando dela... É fantástico, maravilhoso... É conhecer a pluralidade de nossa juventude no mundo inteiro".

Convido você a se unir a este evento eclesial, orando pelos jovens, pelo papa Bento XVI a fim de que juntos possamos criar um mundo novo, mais unido e fraterno. Acompanhe a jornada pelo site: www.jmj2011madrid.com. Nesta Semana da Família em todas as comunidades ecoa o lema: "Investir na família é investir na sociedade".

Acreditamos que, apesar das investidas na destruição dos lares, somos capazes de continuar o caminho do Senhor, defendendo, investindo, apoiando, orando, porque a lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma.
Nenhuma lei humana pode destruir a lei de Deus, nenhum homem pode se arrogar o direito de contradizer a Sagrada Escritura. Assim desejamos que esta Semana da Família seja um novo recomeçar através dos pequenos gestos de amor. Jovens e família em um único caminho, o caminho do amor.

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS