domingo, 14 de agosto de 2011

A história do Mês das Vocações

O mês de agosto é, tradicionalmente, o mês vocacional no Brasil. A CNBB convoca, todos os anos, para intensificar, neste mês, as orações e as ações em favor das vocações em geral. Embora a vocação para os ministérios ordenados deva ocupar a atenção dos fiéis durante todo o mês, por serem elas indispensáveis para a essência da Igreja, durante o mês também são homenageadas e convocadas as vocações igualmente importantes para a vida eclesial.

Assim, na primeira semana se enfoca de maneira especial as vocações presbiterais e diaconais, por causa das festas de São João Maria Vianney, presbítero, dia 04 de agosto, e a de São Lourenço, diácono, no dia 10.

A segunda semana é dedicada à vocação ao matrimônio, com do Dia dos Pais e o início da Semana da Família. Recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja.

Na terceira semana, motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim, celebramos no terceiro domingo a vocação religiosa. Reflete-se sobre as vocações religiosas e missionárias, recordando os vários chamados de Deus neste sentido, sejam para a vida contemplativa nos mosteiros, seja para vida ativa nas várias frentes pastorais e evangelizadoras.

Por fim, na última semana se dedica atenção especial à vocação laical, recordando de forma especial os catequistas, os pedagogos da fé, mas também os vários outros ministérios eclesiais e o papel do leigo no mundo. No ano em que o mês de agosto tiver cinco domingos, no quarto domingo são recordados todos os ministérios leigos e no quinto o dia do catequista.

O mês vocacional tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a corresponsabilidade, num período de crise das vocações de especial consagração, Dom Aloísio Lorscheider, então bispo de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, instituiu uma comissão para criar um diretório vocacional para a diocese. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. Em setembro de 1999, acontece o Primeiro Congresso Vocacional do Brasil.

Histórico do Mês Vocacional:
1970 – Diocese de Santo Ângelo – RS: Dom Aloísio Lorscheiter instituiu uma comissão para elaborar um Diretório de Pastoral Vocacional.
1971 – Instituído em Santo Ângelo o mês de Outubro como mês vocacional.
1973 – O Mês Vocacional passa a ser celebrado em Agosto.
1974 – Quase todas as dioceses do Rio Grande do Sul e outras em outros Regionais começam a celebrar o mês vocacional.
1980 – 5° Encontro Nacional de Pastoral Vocacional em Brasília.
* Este Encontro teve como objetivos: Análise da Pastoral Vocacional na década de 70-80; a apreciação de documentos elaborados e aprovados pelos Reitores de Seminários; Fornecer pistas para a Assembléia Nacional da CNBB, que aconteceria em 1981, com o tema Pastoral Vocacional (cf. Estudos Pastoral Vocacional – 50). Neste Encontro constataram-se duas originalidades: A celebração do mês vocacional e a celebração de Anos Vocacionais Diocesanos. Estas duas propostas foram levadas para a Assembléia Geral da CNBB.
1981 – 19ª Assembléia Geral da CNBB – Nesta oportunidade os Bispos aprovaram o documento “Vida e Ministério do Presbítero”. Daí surgiu o “Pastoral Vocacional” (doc. 20 da CNBB). E o mês vocacional a nível nacional: “O mês de agosto seja assumido, em todo o território nacional como mês vocacional, e a linha um dos Organismos Nacionais de Pastoral da CNBB, através do setor vocações e Seminários, coloque em comum as diversas iniciativas dos Regionais e Dioceses”. (Doc. 20, n° 259).

Estamos portanto, há 30 anos celebrando agosto como mês das Vocações em todo o Brasil.


FONTE: http://www.sav.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS