sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bíblia e Eucaristia


No mundo da pastoral catequética, a Bíblia e a Eucaristia não estão ligadas a idade das pessoas. Basta que a criança tenha já capacidade de leitura e de entendimento, elas passam a fazer parte de sua vida. Isto só termina com a morte da pessoa.

É pela Palavra de Deus, contida principalmente na Bíblia, que passamos a conhecer a Pessoa de Jesus Cristo.  Ela é Palavra Dele, através da qual Deus vai se revelando. De mistério, passa a ser um de nós. Deus que é Palavra e também Eucaristia.

O amor de Deus vai, aos poucos, tomando conta da nossa vida. Isto acontece na leitura constante da Palavra, na sua leitura diária, mesmo que seja apenas de um versículo. Ela vai caindo em nossa mente e no nosso coração e nos transformando.

Uma sugestão importante é a leitura do Evangelho da liturgia do dia. A Igreja é muito sábia na escolha dos textos, que vão direcionando nossa vida e nos preparando para vivenciar, na prática, o valor da Eucaristia, o mistério do pão partilhado.

Mesmo com a cultura do conhecimento, a Palavra de Deus não pode ficar só na cabeça, na razão, mas deve tocar também os sentimentos, o emotivo e a vida concreta. Ela é um valor incalculável na vida de todas as pessoas.

Seja criança, seja adolescente, jovem ou idoso, Deus fala para todos. Basta que tenhamos sensibilidade, superando nossas durezas de coração para sentir os seus efeitos em nós. Com isto a vida fica melhor direcionada.

Além de tudo, a Bíblia e a Eucaristia provocam a missão. A Igreja presente no cristão deve ser uma Igreja missionária, que tem força de ação porque tem intimidade com o Messias, Aquele que nos envia para anunciar: “Ide pelo mundo todo e pregai o Evangelho”.

Seja então você discípulo e missionário do Senhor. Coloque todos os seus dons e qualidades a serviço da Palavra de Deus e da Eucaristia. Seja um construtor do bem por ter com você estas duas forças motoras vindas de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS