quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL SUL II INICIOU ATIVIDADES DA ESCOLA CATEQUÉTICA EMAÚS

A Animação bíblico-catequética do Regional Sul II, Paraná, retomou as atividades da Escola Catequética Emaús no dia 13 de janeiro de 2011. Esta iniciativa esteve em operação por pelo menos 15 anos, cessando suas atividades nos últimos três para avaliação e reformulação do projeto. Participam desta iniciativa, aproximadamente, seis representantes de cada Diocese do Regional. Confira parte do projeto:

I - JUSTIFICATIVA
A Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús do Regional Sul II por muito tempo atuou na preparação de catequistas para o exercício do ministério da coordenação nas dioceses, e na formação permanente de catequistas do Paraná.
Cumprida sua função inicial, retoma suas atividades com novas características e novo projeto diante da necessidade mais urgente de catequistas para a Catequese de Iniciação Cristã e de propostas para a metodologia catecumenal, as quais exigem uma formação específica e mais exigente quanto ao conteúdo, ao método e à forma de organização para aqueles que vão atuar como formadores nas escolas catequéticas.
Assim, a partir do Projeto de Formação de Catequistas do Regional Sul II, propõe-se a realização da Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús, como uma escola formadora de discípulos missionários de Jesus Cristo para uma Igreja trinitária, libertadora e ministerial, de participação e de comunhão.
II - OBJETIVO GERAL
Proporcionar formação aos catequistas e agentes de pastoral para atuar como formadores nas dioceses, atendendo às exigências do Projeto de Formação de Catequistas do Regional Sul II, tendo em vista a Catequese de Inspiração Catecumenal.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Preparar catequistas-formadores missionários de Jesus Cristo, para que testemunhem com suas vidas a adesão ao projeto do Reino.
2. Oportunizar aos catequistas-formadores condições para comunicar eficazmente a Mensagem de Jesus Cristo, sua Pessoa, pedagogia, método e metas, contribuindo na formação de novos formadores.
3. Habilitar catequistas-formadores para planejar, executar e avaliar projetos de Iniciação Cristã em suas dioceses, segundo as diretrizes propostas pelo Regional Sul II. Catequese.
IV - PERÍODO DE REALIZAÇÃO E PERIODICIDADE
A Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús irá desenvolver atividades presenciais em três módulos, com início às 14h da quinta-feira e término às 12h do domingo. Os módulos serão oferecidos nas seguintes datas:
Módulo I: 13 a 16 de janeiro de 2011
Módulo II: 14 a 17 de julho de 2011
Módulo III: 12 a 15 de janeiro de 2012
V - EIXOS DE FORMAÇÃO
  1. Bíblico-catequético
  2. Metodológico-catequético
  3. Litúrgico-catequético
O conteúdo da formação irá contemplar os eixos e as disciplinas definidos para as escolas diocesanas e paroquiais nas quais irão atuar os catequistas-formadores que concluírem a Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús. Em cada eixo, em todas as disciplinas, a transversalidade da Catequese de Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal será contemplada, de modo a atender os objetivos estabelecidos para Escola Regional Bíblico-Catequética Emaús, conforme as diretrizes do Regional Sul II.


Fonte: CNBB – Regional Sul II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS