quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PEGADA ECOLÓGICA

Você sabe o que é "Pegada ecológica"??


É isso mesmo... É um grande PÉ!  A pegada ecológica é a marca que nossos pés deixam no planeta. Explico. Se formos dividir a extensão do planeta terra pelo número de habitantes que ela tem, aproximadamente 6 bilhões, teríamos um espaço territorial para cada um. Incluindo terra, água, mar, ar, florestas, enfim... Bom, cada um de nós teria direito a 1,8 hectares da terra... Mais ou menos dois campos de futebol para cada um. Você acha muito?? Não precisa desse espaço todo? Precisar você realmente não precisa, mas a realidade é que você usa muito mais...
Existe um site:
http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica 
que fala tudo sobre nossa pegada ecológica. Inclusive você pode fazer um teste para calcular o tamanho dela, ou seja, quantas vezes mais você está usando o espaço a que tem direito no planeta Terra.
A definiçaõ de "pegada ecológica" no site da WWF-Brasil (uma ONG brasileira dedicada à conservação da natureza com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade) é a seguinte: "A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida. Em outras palavras, trata-se de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar." Mais ou menos como o desenho do "pé" que coloquei acima.
No site você ainda encontra informações sobre:
É espantoso as informações que se tem no site sobre as pegadas ecológicas aí pelo mundo afora... Você sabia que o tamanho da "pegada" do brasileiro é em média 2,1 hectare? A do americano é de 9,4, na Europa 4,8, no Japão 4,4 hectares? Teoricamente, 1,8 hectare é a média de área disponível por pessoa, no planeta, de modo a garantir a sustentabilidade da vida na terra. Entretanto, desde de 1999, a média de consumo por pessoa no mundo é de 2,2 hectares, cerca de 25% a mais do que o planeta pode suportar. Estamos em estado de alerta total!
Porque estou falando tudo isso?? Quando conheci a "pegada ecológica" e li sobre o assunto, fiquei pensando na nossa responsabilidade como catequistas, também na conservação do meio em que vivemos, na preservação da natureza e no amor a esse paraíso que Deus nos deu... E vem a calhar também que a Campanha da fraternidade do ano que vem, volta ao assunto da Amazônia e da degradação do planeta.

O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é: "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema, "A criação geme em dores de parto".



Isso não dá um assunto muito interessante para tratar com os jovens catequizandos do Crisma?? Ou mesmo com as crianças da Primeira Eucaristia. Basta assessar o site, colher as informações e montar um encontro legal. E tem assunto para muita coisa... Dá para cada um montar sua pegada ecológica, dá para fazer pesquisa na internet. Montar cartazes, fazer conscientização, fazer uma feira "ecológica" catequética, fazer entrevistas, enfim... dar asas á imaginação.

Vamos lá, Catequistas!! Mãos a obra!

Angela Rocha 

"Comunicar-se com os outros é dizer as palavras que o amor escolhe."
www.catequistaamadora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS