sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CELAM REÚNE REPRESENTANTES DAS COMISSÕES EPISCOPAIS DE CATEQUESE

O departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM, secção Catequese, que tem como presidente Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-MT, promoveu o Encontro Sul-Americano das Comissões Episcopais de Catequese no período de 17 a 21 de outubro na cidade de Bogotá-Colômbia. O encontro reuniu representantes das comissões de catequese dos seguintes países: Venezuela, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil. Da Comissão para Animação Biblico-Catequética do Brasil participaram Dom Eugênio Rixen, Ir. Zélia Maria e Pe Luis Alves Lima. Ao promover esse o encontro o departamento de Missão e Espiritualidade está respondendo a um dos seus objetivos que é a formação de catequistas discípulos missionários.

Ao descrever a realidade formativa dos catequistas nos seus respectivos países, cada comissão apresentou um panorama da catequese em seu país a partir das propostas do Documento de Aparecida e houve consenso de que as ações desenvolvidas durante o processo formativo fazem parte de um processo mais abrangente de iniciação à vida cristã. Surgem elementos determinantes nesse processo como a centralidade da Palavra de Deus, o encontro e adesão à Jesus Cristo, a liturgia e a vida comunitária.

No desenvolvimento da temática foram apresentadas várias reflexões ministradas por catequetas que recorreram às inspirações bíblicas, o seguimento e discipulado de Jesus Cristo, aos documentos da Igreja e a ação catequética. O tema: “A espiritualidade do catequista se alimenta da Palavra, da Eucaristia e da vida dos pobres”, refletido por Frei Carlos Rockenbach, Secretario Executivo do Departamento de Missão e Espiritualidade (CELAM), lembrou que a espiritualidade do catequista é compreendida a partir de sua experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo. Dom Diego Padrón, bispo da Venezuela, ao lembrar o Diretório Geral de Catequese afirma que: “Há necessidade de formar catequistas para esse momento histórico com seus valores e desafios e que a Sagrada Escritura é a alma de toda formação”.

Dom Eugenio Rixen, bispo do Brasil, destaca a importância do seguimento de Jesus Cristo histórico, uma pedagogia encarnada na realidade do povo. Quando se refere aos itinerários de formação de catequistas, insiste que a iniciação à vida cristã é determinante e fundamental na missão de todo catequista e deverá ser assumida como parte de um projeto pastoral mais abrangente e não somente como tarefa da catequese.

A cada bloco de reflexão apresentado os participantes interagiam respondendo as questões que delinearam algumas proposições para a formação dos catequistas e que serão implementadas pela equipe que assumirá o próximo quadriênio nesse serviço de Animação da Missão e Espiritualidade no CELAM.

As conclusões da partilha de experiências das comissões e demais reflexões serão posteriormente publicadas pelo Departamento de Missão e Espiritualidade.


Ir. Zélia Maria Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS