terça-feira, 21 de setembro de 2010

IV Seminário Arquidiocesano de Catequese – Animação Bíblica da Pastoral

Nos dias 28 e 29 de agosto, a Coordenação da Pastoral Catequética da Arquidiocese de Curitiba realizou o IV Seminário Arquidiocesano de Catequese, com o tema A Animação Bíblica da Pastoral, em sintonia com a Igreja do Brasil, que teve a Palavra de Deus como tema prioritário da 48ª Assembléia dos bispos. Estiveram presentes aproximadamente 400 participantes.

No dia 28, D. José Antonio Peruzzo, bispo referencial da Catequese do Regional Sul 2 – Paraná, falou sobre o tema Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a missão da Igreja no mundo e sobre a leitura orante.

No dia 29, várias colocações procuraram trazer pistas práticas para a animação bíblica da pastoral. Os temas abordados neste dia foram: a Interpretação da Sagrada Escritura, a Palavra de Deus na liturgia, a Animação Bíblica na Catequese e a Palavra de Deus nos pequenos grupos.

O Seminário fundamentou a sua mística no texto do livro dos Atos dos Apóstolos que narra a pregação de Filipe e o Batismo do eunuco etíope (At. 8,26-40). O texto nos traz dois personagens inspiradores: de um lado o eunuco, um viajante que lê a Palavra de Deus sem compreendê-la, mas que, iluminado pela pregação de Filipe, pede o Batismo; de outro, Filipe, o enviado de Deus que, por ação do Espírito, vai atrás do eunuco, para evangelizá-lo. Com o lema: “Como posso entender, se ninguém me explica?”, os momentos orantes procuraram levar os participantes a se colocarem no lugar destes dois homens porque, ora somos necessitados da pregação (e da interpretação da Palavra), ora somos evangelizadores, instrumentos para que outros realizem o seu encontro com o Senhor.

No término dos trabalhos do evento, comemoramos o Dia do Catequista, lembrando a importância e o significado desse ministério como serviço eclesial. Na penumbra do auditório, pontos de luzes se acenderam até circundarem a Sagrada Escritura, mostrando que a missão do catequista é ser luz para o mundo. Todos saíram motivados a tornar a Bíblia mais presente na prática evangelizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, caso não tenha uma conta google escolha a opção anônimo e deixe seu nome no final do comentário.

Loading...

Cadastre seu email e receba nossas novidades:

Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

MAPA DE VISITAS